Kony, salto da estratosfera e os virais do ano
Virais atingem novo patamar de popularidade, segundo números do Advertising Age
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Felipe Turlao
14 de dezembro de 2012 - 12h42
Como um vídeo de quase 30 minutos pode se tornar viral e ter mais de 200 milhões de visualizações? Com uma boa dose de magnetismo, o filme dirigido por Jason Russell que conta a história de Joseph Kony, chefe de um grupo armado que age no interior de Uganda e que é acusado de usar adolescentes como soldados, foi o viral mais assistido no mundo em 2012. O vídeo é assinado pela ong Invisible Children (leia análise aqui). O dado é do estudo Top Viral Ad Campaigns, do Advertising Age.
Mas “Kony 2012” não foi o único fenômeno viral do ano. Outros dois vídeos quebraram a barreira de 100 milhões de visualizações, marca que jamais havia sido atingida em anos anteriores, de acordo com o estudo. Um deles foi “Stratos”, a ação de Red Bull em que o austríaco Felix Baumgartner saltou da estratosfera, a 39 mil metros de altitude, quebrando três recordes históricos: foi o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som em queda livre, com velocidade de 1.342 km/h; além das marcas de voo de balão mais alto e salto realizado de maior altura. Ele ficou por 4 minutos e 19 segundos em queda livre e, por 17 segundos, não quebrou esse recorde também. As cenas de tirar o fôlego foram acessadas por 171 milhões de vezes (leia análise aqui).
O outro fenômeno viral do ano, terceiro na lista com 110 milhões de visualizações, foi “Angry Birds Space”, trailer oficial do jogo assinado pela criadora do jogo, a Rovio, que levou o fenômeno Angry Birds, literalmente, para o espaço.
Para se ter uma ideia do impacto desses três vídeos, o líder do ano passado foi “The Force”, o divertido comercial da Deustch para Volkswagen, com o garoto trajado de Darth Vader. A peça teve “apenas” 63 milhões de visualizações. O segundo colocado de 2011, “Royal Wedding”, divertida paródia do casamento real no Reino Unido, sequer estaria entre os dez mais vistos.
E as agências?
Mas ao mesmo tempo em que os virais parecem ter atingido um novo patamar de popularidade em 2012, há uma notícia que merece atenção das agências: os três vídeos que estouraram a barreira dos 100 milhões não foram criados por elas.
A primeira criação de uma agência veio na quarta colocação: o vídeo de lançamento do mobile Galaxy SIII, da 72andSunny de Los Angeles para a Samsung. Fechando o Top Five, temos uma presença brasileira com a Pereira & O´Dell, com “The Beuaty Inside”, para Intel e Toshiba, ação que divulgava um projeto ousado que pretendia reduzir a distância entre um filme do estilo blockbuster com as redes sociais (leia aqui).
Fecham o Top 10 as agências BBDO, com “Just My Shell” para M&M´s, Wieden+Kennedy Portland com “Proud Sponsor of Moms 2012”, para P&G, Duval Guillaume Modem, com “Your Daily Dose of Drama, para TNT, novamente a 72andSunny com “Lebron´s Day” para Samsung e, fechando a lista, outra ação sem agência: “Angry Birds Star Wars”, de Rovio.
Vale ainda destacar a presença de dois comerciais da dobradinha 72andSunny/Samsung.
Confira os dez virais mais assistidos no mundo em 2012:
1)
“Kony 2012”
Invisible Children
Sem agência
Visualizações: 213.108.436
2)
“Stratos”
Red Bull
Sem agência
Visualizações: 171.028.643
3)
“Angry Birds Space”
Rovio
Sem agência
Visualizações: 109.634.050
4)
“Galaxy SIII”
Samsung
72andSunny
Visualizações: 71.868.864
5)
“The Beauty Inside”
Intel e Toshiba
Pereira & O´Dell
Visualizações: 55.171.199
6)
“Just My Shell”
M&M´s
BBDO Nova York
Visualizações: 48.371.667
7)
“Best Job”
P&G
Wieden+Kennedy Portland
Visualizações: 46.966.905
8)
“Your Daily Dose of Drama”
TNT
Duval Guillaume Modem
Visualizações: 43.780.141
9)
“Lebron´s Day”
Samsung
72andSunny Los Angeles
Visualizações: 42.298.532
10)
“Angry Birds Star Wars”
Rovio
Sem agência
Visualizações: 41.422.263
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