Assinar

Kony, salto da estratosfera e os virais do ano

Buscar

Kony, salto da estratosfera e os virais do ano

Buscar
Publicidade
Comunicação

Kony, salto da estratosfera e os virais do ano

Virais atingem novo patamar de popularidade, segundo números do Advertising Age


14 de dezembro de 2012 - 12h42

 Como um vídeo de quase 30 minutos pode se tornar viral e ter mais de 200 milhões de visualizações? Com uma boa dose de magnetismo, o filme dirigido por Jason Russell que conta a história de Joseph Kony, chefe de um grupo armado que age no interior de Uganda e que é acusado de usar adolescentes como soldados, foi o viral mais assistido no mundo em 2012. O vídeo é assinado pela ong Invisible Children (leia análise aqui). O dado é do estudo Top Viral Ad Campaigns, do Advertising Age.

Mas “Kony 2012” não foi o único fenômeno viral do ano. Outros dois vídeos quebraram a barreira de 100 milhões de visualizações, marca que jamais havia sido atingida em anos anteriores, de acordo com o estudo. Um deles foi “Stratos”, a ação de Red Bull em que o austríaco Felix Baumgartner saltou da estratosfera, a 39 mil metros de altitude, quebrando três recordes históricos: foi o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som em queda livre, com velocidade de 1.342 km/h; além das marcas de voo de balão mais alto e salto realizado de maior altura. Ele ficou por 4 minutos e 19 segundos em queda livre e, por 17 segundos, não quebrou esse recorde também. As cenas de tirar o fôlego foram acessadas por 171 milhões de vezes (leia análise aqui).

O outro fenômeno viral do ano, terceiro na lista com 110 milhões de visualizações, foi “Angry Birds Space”, trailer oficial do jogo assinado pela criadora do jogo, a Rovio, que levou o fenômeno Angry Birds, literalmente, para o espaço.

Para se ter uma ideia do impacto desses três vídeos, o líder do ano passado foi “The Force”, o divertido comercial da Deustch para Volkswagen, com o garoto trajado de Darth Vader. A peça teve “apenas” 63 milhões de visualizações. O segundo colocado de 2011, “Royal Wedding”, divertida paródia do casamento real no Reino Unido, sequer estaria entre os dez mais vistos.

wraps

E as agências?

Mas ao mesmo tempo em que os virais parecem ter atingido um novo patamar de popularidade em 2012, há uma notícia que merece atenção das agências: os três vídeos que estouraram a barreira dos 100 milhões não foram criados por elas.

A primeira criação de uma agência veio na quarta colocação: o vídeo de lançamento do mobile Galaxy SIII, da 72andSunny de Los Angeles para a Samsung. Fechando o Top Five, temos uma presença brasileira com a Pereira & O´Dell, com “The Beuaty Inside”, para Intel e Toshiba, ação que divulgava um projeto ousado que pretendia reduzir a distância entre um filme do estilo blockbuster com as redes sociais (leia aqui).

Fecham o Top 10 as agências BBDO, com “Just My Shell” para M&M´s, Wieden+Kennedy Portland com “Proud Sponsor of Moms 2012”, para P&G, Duval Guillaume Modem, com “Your Daily Dose of Drama, para TNT, novamente a 72andSunny com “Lebron´s Day” para Samsung e, fechando a lista, outra ação sem agência: “Angry Birds Star Wars”, de Rovio.

Vale ainda destacar a presença de dois comerciais da dobradinha 72andSunny/Samsung.

Confira os dez virais mais assistidos no mundo em 2012:

wraps
 1)
“Kony 2012”
Invisible Children
Sem agência
Visualizações: 213.108.436

 2)
“Stratos”
Red Bull
Sem agência
Visualizações: 171.028.643

 3)
“Angry Birds Space”
Rovio
Sem agência
Visualizações: 109.634.050

 4)
“Galaxy SIII”
Samsung
72andSunny
Visualizações: 71.868.864

 5)
“The Beauty Inside”
Intel e Toshiba
Pereira & O´Dell
Visualizações: 55.171.199

6)
“Just My Shell”
M&M´s
BBDO Nova York
Visualizações: 48.371.667

 7)
“Best Job”
P&G
Wieden+Kennedy Portland
Visualizações: 46.966.905

 8)
“Your Daily Dose of Drama”
TNT
Duval Guillaume Modem
Visualizações: 43.780.141

 9)
“Lebron´s Day”
Samsung
72andSunny Los Angeles
Visualizações: 42.298.532

 10)
“Angry Birds Star Wars”
Rovio
Sem agência
Visualizações: 41.422.263

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multoshow apostam em música para se conectar com o público

  • Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Os planos de demissão foram feitos antes do Omnicom anunciar seus planos de comprar a IPG, de acordo com o aviso protocolado no estado da Califórnia