Luiz Lara recebe Prêmio Affonso Serra
Chairman da Lew?LaraTBWA é o primeiro homenageado com troféu entregue pelo Grupo de Atendimento
Chairman da Lew?LaraTBWA é o primeiro homenageado com troféu entregue pelo Grupo de Atendimento
Alexandre Zaghi Lemos
21 de outubro de 2015 - 7h52
Luiz Lara, chairman da Lew’Lara\TBWA, foi o primeiro homenageado com o Prêmio Affonso Serra, instituído pelo Grupo de Atendimento para reconhecer a contribuição profissional para a evolução da atividade. A entrega do troféu foi feita nesta quarta-feira, 21, durante o GA Summit, em São Paulo.
“Nós somos imprescindíveis”, discursou Lara. “Nenhuma empresa pode abrir mão do seu tom de voz ou parar de comunicar. As marcas são os principais ativos das empresas e estão no palco, sujeitas a crise o tempo todo. O que resolve é a comunicação. E marca que desaparece na crise, perde mercado”, alertou. “Essa indústria não pode perder a capacidade de manter talentos. E sem remuneração não há talentos. A vontade dos clientes de não pagarem e o domínio do procurement estão matando a ousadia”, criticou.
O nome do prêmio é uma homenagem a Affonso Serra Jr., profissional de atendimento que foi presidente da DM9DDB e faleceu no dia 30 de agosto de 2010, aos 50 anos. Seu legado foi lembrado por Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC. “Affonso viveu em alta velocidade. Cresceu em alta velocidade. Trabalhou em alta velocidade. Mas jamais derrapou na ética. E também se foi em alta velocidade. A vida passa e você me faz uma falta enorme”, disse Guanaes, bastante emocionado.
Os filhos do primeiro casamento de Affonso Serra, Georgia e Antonio, receberam um troféu que leva o nome do pai, e será concedido anualmente pelo Grupo de Atendimento. A entrega a Lara, o primeiro vencedor, foi feita por Celina Esteves, vice-presidente executiva da Africa, que era casada com Serra quando ele faleceu.
Affonso Serra Jr. se afastou do dia a dia do mercado publicitário em março de 2002, quando era presidente da DM9DDB, da qual era sócio desde 1990, ano em que deixou a W/Brasil para se juntar a Nizan Guanaes e Guga Valente – dupla que havia inaugurado a DM9 um ano antes. Nos 12 anos em que se dedicou à agência, participou da transação de venda do controle acionário para a DDB, concretizada em 1997. Depois disso, passou a integrar o board mundial da rede.
No ano 2000, quando Guanaes e Valente seguiram para o portal iG, Serra assumiu o comando da DM9DDB. Exerceu a presidência até 2002, quando a dupla retornou ao mercado de agências. Após deixar a empresa, Serra não voltou mais ao mercado publicitário, tendo se dedicado nos últimos anos de vida a outros negócios, em segmentos como o imobiliário. Ele é irmão de Ana Lúcia Serra, fundadora da agência Age (atual McGarryBowen), que deixou a agência no início de 2013 e hoje se dedica ao mercado de artes.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024