Victória Navarro
10 de outubro de 2019 - 6h00
Nesta semana, em seus canais próprios nas redes sociais, marcas como Nickelodeon, Bauducco, Beack Park, Marisol e Visa publicaram fotos com a hashtag #Desfocadas e deixaram suas imagens sem nitidez.
A proposta da iniciativa — que gerou conversas na internet — foi revelada nesta quinta-feira, 10, e se trata de uma ação em celebração ao Dia Mundial da Visão, criada pela Artplan. O Movimento pela Saúde Ocular Infantil integra o projeto Caderneta da Visão, da Óticas Carol, da empresa italiana Luxottica, que pretende alertar pais, mães e responsáveis a acompanhar a saúde ocular das crianças. Para isso, as marcas decidiram simular a maneira como algumas crianças podem estar enxergando (e, por isso, postaram imagens fora de foco).
Segundo Ronaldo Pereira Júnior, general manager das redes de varejo da Luxottica no Brasil, “tendo em vista uma realidade tão preocupante, nosso objetivo é utilizar nossa chancela para levantar essa bandeira, permitindo que milhares de crianças possam enxergar um mundo mais bonito, com um olhar que só elas têm e que nós precisamos”. “Participamos ativamente das diversas fases de desenvolvimento para chegarmos nesta solução, que esperamos que crie, de fato, um impacto na prevenção contínua das crianças”, adiciona Antonio Fadiga, CEO da Artplan.
A partir desta quinta, a rede de óticas, ainda, passa a distribuir cadernetas de visão aos brasileiros, inspiradas nas carteirinhas de vacinação.
Segundo dados fornecidos pela Óticas Carol, atualmente milhares de crianças sofrem de algum tipo de deficiência visual no País, e 80% dos casos poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico precoce. “Hoje, cerca de 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão; e oito em cada dez crianças em idade pré-escolar nunca fizeram exame de vista”, diz Ronaldo.
Confira a participação das marcas no Movimento pela Saúde Ocular Infantil:
*Crédito da foto no topo: Pexen Design/Pexels