Mercado ganha serviço privado antiplágio
Cadastro de Registro de Eventos, Projetos e Ideias (Care) tem intenção de ser Inpi da propriedade intelectual
Cadastro de Registro de Eventos, Projetos e Ideias (Care) tem intenção de ser Inpi da propriedade intelectual
Meio & Mensagem
25 de abril de 2013 - 9h52
Começa a operar na primeira semana de abril o Cadastro de Registro de Eventos, Projetos e Ideias (Care), iniciativa para resguardar insights e projetos de agências do mercado promocional. Assim, uma empresa pode fazer upload de uma proposta a ser apresentada em concorrência e obter um certificado da primazia do registro da ideia. Com isso, se houver um caso de plágio (parcial ou integral), o serviço da Care serve como prova numa possível disputa judicial.
Os moldes do Care lembram o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), embora se trate de uma empresa privada com fins lucrativos, criada e administrada por Gilberto Perussi (sócio do Grupo Memories, focado em promoção). “Em mais de 20 anos de mercado, foram inúmeras as vezes em que tivemos projetos copiados”, lamenta Perussi. “Não garantimos que o projeto é seu, apenas que você o registrou antes. E isso pode servir como um inibidor, caso já inclua o selo que fornecemos no projeto a ser apresentado”, esclarece.
O site da empresa funciona como o de um e-commerce: o interessado fornece dados do cartão de crédito e escolhe uma modalidade de upload (é possível armazenar desde um arquivo de 2 MB por um mês até um documento de 50 MB ao longo de um ano; os preços são, respectivamente, de R$ 80 e R$ 2,3 mil). Ao detectar o plágio, pode fornecer acesso restrito ao projeto e à data de registro a quem interessar. O serviço terá uma opção de descontos entre 10% e 30% para sócios.
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