Morre Enio Mainardi, aos 85 anos

Buscar
Publicidade

Comunicação

Morre Enio Mainardi, aos 85 anos

Vítima de complicações causadas pela Covid-19, publicitário faleceu em São Paulo, neste sábado, 8 de agosto


8 de agosto de 2020 - 19h06

Morreu neste sábado, 8 de agosto, em São Paulo, o escritor e publicitário Enio Mainardi, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Pai do jornalista Diogo Mainardi, ele foi um dos principais nomes da publicidade brasileira nos anos 1970 e 1980.

Enio Mainardi nasceu em Pindorama (SP), em 24 de maio de 1935. Iniciou sua carreira como repórter no jornal Correio Paulistano. Na década de 1960, migrou do jornalismo para a publicidade, estreando como redator na Norton Publicidade. Passou temporadas na Espanha, Israel, México e Estados Unidos.

No Brasil, integrou a equipe da agência Denison e fundou a Proeme, que presidiu até 1978, saindo após a venda da empresa para o grupo Interpublic. Sob direção de Mainardi, a Proeme criou campanhas históricas, como a que transformou o personagem Jotalhão, de Maurício de Sousa, em garoto propaganda do extrato de tomate Elefante; e “Roda baleiro”, famosa pelo jingle interpretado pelo cantor Renato Teixeira, para a bala de leite Kid’s.

Na década de 1980, o publicitário lança a Enio Mainardi Associados, onde cria o slogan mais famoso de sua carreira: “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”. Outros slogans clássicos desenvolvidos por Enio são “Bonzo. Não é ração, é refeição” e “Old Eight. O bom whisky você conhece no dia seguinte”.

Em 1989, Enio Mainardi fundou a Mainardi Propaganda, que vendeu em 1999 a Roberto Justus. A agência passou a integrar o Grupo NewcommBates, comandado por Justus, e Enio chegou a atuar na holding.

Polêmico e irreverente, Enio é autor dos livros Nenhuma poesia é inocente (2007), O moedor (2013) e Nix (2014). Afastado da publicidade, Enio era muito ativo nas redes sociais, onde mantinha posicionamento político alinhado com a direita e os grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf