No Festival de Gramado, Papel & Caneta nomeia as vozes do ano
Papel & Caneta, Flagcx e o Festival Mundial de Publicidade de Gramado selecionam seis projetos que estão impactando a publicidade; confira a lista
No Festival de Gramado, Papel & Caneta nomeia as vozes do ano
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BuscarPapel & Caneta, Flagcx e o Festival Mundial de Publicidade de Gramado selecionam seis projetos que estão impactando a publicidade; confira a lista
Carolina Huertas
26 de agosto de 2022 - 14h43
O Papel & Caneta, a Flagcx e o Festival Mundial de Publicidade de Gramado se uniram para lançar a lista Vozes. O projeto tem o objetivo de destacar seis narrativas de mudança que tem feito um impacto real e positivo na indústria criativa no Brasil. O júri contou com 24 profissionais e 19 jornadas participantes.
A iniciativa está conectada à lista anual do Papel & Caneta, que mapeia anualmente 30 vozes que estão transformando o mercado através de ideias e movimentos independentes. Desta vez em Gramado, as ações estavam divididas em em seis categorias: novas lideranças, carreira, negócios, educação, projeto e plataforma. Os participantes enviaram suas histórias por meio de uma plataforma online construída com base em áudios de até cinco minutos.
“Por meio do Vozes, profissionais puderam ouvir narrativas que muitos ainda não conhecem de uma forma muito pessoal, sem nenhum videocase por trás. As histórias escolhidas foram aquelas que a maioria literalmente se conectou através da voz” explica André Chaves, idealizador do Papel & Caneta.
Os nomeados foram homenageados do palco do Festival Mundial de Publicidade de Gramado na quarta-feira, 24. Além de gravar também vídeos em São Paulo com a dupla de diretores Arame e o apoio das produtoras Santa Transmedia e Paloma e um episódios para o podcast “Propaganda não é só isso aí”, de Lucas Schuch. Todo o material está disponível no site da iniciativa.
Confira a lista:
Destaque: Camila Tuon e Gabriela de Paula – CeGê
As artistas visuais e fundadoras do selo CeGê, encontraram no projeto uma forma de criar filmes, videoclipes, fotografia ou publicidade com liberdade para montar times dando sempre prioridade a pessoas negras, independente de ter uma formação acadêmica.
As profissionais já dirigiram um comercial para a marca Chivas e um videoclipe para Negra Li. Em 2021, filmaram os videoclipes Baby 95 da cantora Liniker e Shonda Demais de Tássia Reis, dtrabalhos que as tornaram finalistas no MVF 2021 e indicadas à Melhor Direção de Videoclipe no WME Awards 2021. Em 2020, também assinaram a direção criativa de Restauração Histórica, uma série do Google Arts & Culture. Um de seus trabalhos autorais, Bença, chegou a chamar a atenção de Kerby Jean-Raymond, ex-vice presidente de direção criativa da Reebok.
Destaque: Yago Freitas, Stella Gafo, Gabriela Neves, Paula Santana e Rafaela Morais – Soma+
Pensando em como ajudar futuros talentos que não tem condições de pagar cursos caros e faculdades elitizadas, Yago Freitas e Stella Gafo decidiram apresentar uma ideia dentro da agência AKQA que logo deu origem ao SOMA+ — programa gratuito de aprendizado que foi lançado em 2020.
No ano passado, graças aos esforços de Paula Santana, o SOMA+ conseguiu verbas na WPP. Com mais investimentos e com a chegada de Gabriela e Rafaela, somente este ano 1000 vagas foram abertas em parceria com a Unicef em uma jornada de aprendizado que contou com 4 cursos durante 3 meses de forma gratuita, com 23 profissionais, 8 convidados especiais do mercado e artistas como Criolo. Para a segunda fase desta edição, 7 talentos foram contratados para trabalhar na AKQA em diferentes áreas, e o programa também disponibilizou um banco de talentos para agências e parceiros fazerem parte da mudança.
Destaque: Leticia Rodrigues, Irina Didier e Flávio Salcedo – Perifa Lions
Letícia Rodrigues, Irina Didier e Flávio Salcedo lançaram o PerifaLions, um concurso para trazer mais oportunidades e visibilidade para estudantes dos cursos de Comunicação Social e Design das periferias. A premiação oferece vagas de estágio, bolsas de estudos, intensivão de inglês e algo único: a ida ao Festival de Cannes com tudo 100% custeado.
Além do concurso, o projeto virou também um banco de talentos online dedicado a periféricos de todas as áreas da comunicação e níveis, e já conectou mais de 300 jovens com profissionais e agências, através de 14 mentorias de orientação, 2 mentorias de capacitação, 22 lives no Instagram, 14 workshops e 6 Desafios, o que resultou em oportunidades de bolsas de estudos e dezenas de contratações.
Destaque: Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman – Indique Uma Preta
Criada em 2015, a Indique Uma Preta surgiu em 2015 como coletivo, mas hoje tem um modelo de negócio dividido em duas frentes: uma comunidade para oferecer cursos, bolsas de estudo e workshops de forma gratuita e uma consultoria de conexões entre pessoas negras e o mercado da comunicação. Fundada por Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman, a Indique tem trabalhado para marcas como Facebook e Magazine Luiza que, em 2020, contratou seus serviços para o lançamento de seu programa de trainee apenas para talentos negros.
Em 2020, a Indique lançou o estudo Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho. Co-criada com a Box1824, a pesquisa ouviu mais de mil mulheres durante 6 meses e apresenta as barreiras sistemáticas e as potencialidades da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro. Apenas no ano passado, a Indique participou da contratação de mais de 80 vagas para mulheres negras na indústria criativa. Hoje, a comunidade da Indique no Facebook conta com mais de 8.500 pessoas e quase 30 mil no Instagram. Ao todo mais de 750 pessoas já foram capacitadas.
Pedro Bonn – Proteja os seus sonhos
Pedro Bonn é empresário da dupla YOÙN e fundador da AUR, um grupo de mídia focado em comunicar cultura e experiências negras na música e no entretenimento. Com mais de 22 mil seguidores no Instagram, em 2021 a plataforma fez cerca de 50 lives entrevistando artistas negros e fazendo curadoria de playlists com novas vozes que estão surgindo, mas ainda estão fora do radar.
No mês da consciência negra, em Novembro, a AUR lançou a segunda edição do POSS (Proteja os seus sonhos), convocando 18 artistas negros para criar nove músicas e nove videoclipes, além de entrevistas para cada faixa e um documentário com todo o processo criativo. Para expressar a potência da nova geração, todo o projeto levou 4 meses para ficar pronto e contou com a participação de vozes como Luedji Luna, Afroito, Zezé Motta, Tiee e Hiran. Até o momento, a segunda edição do POSS foi ouvida mais de 800 mil vezes nas plataformas digitais e um dos videoclipes alcançou quase 230 mil views no Youtube.
Destaque: Jo Raposo – Afront Lab
Em 2020, com a chegada da pandemia e o aumento dos casos de depressão e desemprego da comunidade LGBTQIAP+, Jo Raposo fundou a Afront Lab. Enquanto uma pessoa não binária, designer e comunicóloga que vive em Santa Teresa no Rio de Janeiro, Jo sempre trabalhou em agências e viu todo esse contexto como uma oportunidade de se comunicar diretamente com mais pessoas e criar uma rede de apoio.
Hoje, além de plataforma, a Afront Lab também funciona como laboratório criativo, organizando encontros de cinedebate e de yoga para corpas LGBTQIAP+ ou construindo equipes para projetos, como aconteceu em 2021, assim que recebeu o convite para montar o mês do orgulho da Sony Music. Atualmente, com mais de 40 mil seguidores e um alcance mensal de 700 mil pessoas, a Afront Lab acumula parcerias de criação de conteúdo com marcas, como Quinto Andar, Fazenda Futuro, Pantynova e Cervejaria Molotov.
Confira o teaser da lista:
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