O time de garotos-propaganda da Globo
Após Zeca Camargo, Fátima Bernardes e Pedro Bial, Patrícia Poeta e Tiago Leifert reforçam o time de jornalistas disponíveis para a publicidade
Após Zeca Camargo, Fátima Bernardes e Pedro Bial, Patrícia Poeta e Tiago Leifert reforçam o time de jornalistas disponíveis para a publicidade
Luiz Gustavo Pacete
10 de agosto de 2015 - 8h15
A manhã do último sábado, 8, foi de estreia na TV Globo. A chegada do programa "É de Casa", com os apresentadores Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo, mostra mais uma tentativa de a emissora testar formatos. A repercussão foi grande para o lado positivo e negativo. O "É de Casa" liderou citações no Twitter e virou tema para vários colunistas de TV no final de semana.
Discussões artísticas à parte, o programa contribuiu para aumentar o time de jornalistas da Globo que são autorizados a aparecer em campanhas publicitárias. Dos seis apresentadores, três são jornalistas: Zeca Camargo que já protagonizou campanhas da Decolar, Patrícia Poeta que estreou na publicidade com um vídeo institucional da Ypê, em junho, e Tiago Leifert que acaba de migrar totalmente para o entretenimento e está liberado para a publicidade.
O time de garotos-propaganda da Globo já é composto por Fátima Bernardes, atualmente, como principal rosto da marca Seara e Pedro Bial que realizou seu primeiro trabalho individual para uma marca no mês de maio, em um comercial da Fiat. A transição de Fátima foi uma das mais emblemáticas. Em 2011, quando deixou o Jornal Nacional, um dos grandes questionamentos era com qual marca ela ia assinar. Inicialmente, seu programa contou com merchandising do Itaú. Porém, somente em 2014 ela fechou invidualmente com uma marca, a Seara.
De acordo com Fátima, um dos desafios de sua transição para o entretenimento foi a publicidade. Foram muitos convites, mas a apresentadora diz ter sido criteriosa. “Tem que ir devagar, estou todo dia no ar, não quero cansar minha imagem nem o telespectador”, disse. Em 2013, Fátima foi escolhida a apresentadora mais confiável do Brasil em um levantamento realizado pela revista Seleções e o Ibope. "Minha imagem é maior patrimônio", disse a jornalista em entrevista ao Meio & Mensagem, em 2011.
Mas, se para os profissionais a mudança é desafiadora. E para o mercado publicitário? Qual o peso de um jornalista dando a garantia de um produto? Paulo Stephan, diretor geral de mídia da Talent, diz que a diferença é considerável. “O jornalista carrega uma imagem mais séria, confiável e que agrega para a marca. Traz com ele o fato de ter sido, por bastante tempo, um profissional que não usava sua imagem para a venda.” Stephan reforça que os profissionais da Globo estão na liderança em procura para campanhas, sendo jornalistas, a busca aumenta. “Emissora líder, com qualidade e alta audiência é uma combinação poderosa. Esse novo grupo não tem histórico de vendas e imagens bastante favoráveis”, sinala Stephan.
Sumara Osório, diretora-geral de planejamento da Grey Brasil, também destaca a força que o jornalista traz pelo grau de engajamento que possui quando participa de uma campanha. Os critérios de apuração também são levados para o trabalho publicitário. “Existe sim uma diferença de alguém que está chegando à publicidade e uma celebridade que já está acostumada a essa dinâmica. O jornalista acaba tendo um grau de engajamento e pesquisa muito maior”, diz a executiva.
A estreia de Fátima Bernardes
Após 14 anos, Fátima Bernardes deixou o JN, em 2011, e estreou o "Encontro", em junho de 2012. Em 2013, realizou um merchandising do Itaú em seu programa e, em 2014, fechou com a Seara, marca que representa até hoje. "Desde que assumi o programa, chegaram muitas propostas, mas tinha que ter um motivo para ser a primeira, só encontrei agora. O tom da campanha do Washington Olivetto é muito mais convidativo do que impositivo e tem a ver como o meu momento de experimentar", disse a jornalista ao O Globo, em sua estreia.
Zeca Camargo na Decolar
O jornalista estreou na propaganda em março deste ano em uma campanha da Decolar.com que reuniu dez celebridades com o mote “Decolar.com, Você Pode!”. Entre os artistas estão Bruno Gagliasso, Carolina Dieckmann, Claudia Raia, Dinho Ouro Preto, Ingrid Guimarães, Leandro Hassum e Taís Araújo.
Bial na Fiat
A estreia de Bial foi em maio deste ano como protagonista para a nova campanha da Fiat, assinada pela Agência Fiat, formada por profissionais da Leo Burnett Tailor Made e Isobar.
O retorno de Patrícia
Em outubro de 2014, quatro anós após ter assumido o lugar de Fátima Bernardes no JN, Patrícia Poeta seguiu o mesmo caminho do entretenimento. No início de junho, fez sua primeira campanha publicitária aparecendo no institucional da Ypê e, no sábado, 8, estreou no entretenimento. A apresentadora ainda trabalha em um projeto solo.
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