Omnicom adquire a S/A Comunicação
Agência de Marco Antonio Sabino adota marca da rede com a qual mantinha acordo operacional
Agência de Marco Antonio Sabino adota marca da rede com a qual mantinha acordo operacional
Meio & Mensagem
3 de dezembro de 2012 - 9h52
Será oficializada — e comemorada — nesta semana a venda do controle acionário da S/A Comunicação, agência de relações públicas do jornalista Marco Antonio Sabino, para a rede Kreab Gavin Anderson, integrante do grupo Omnicom. A S/A já tinha acordo operacional para projetos internacionais com a nova controladora, desde 2008. Sabino segue como sócio e se mantém no comando da operação. “O headquarter é em Estocolmo, mas tenho autonomia para definir as estratégias de nossa operação”, afirma. A agência brasileira adota a marca internacional, num primeiro momento apresentando-se como S/A Kreab Gavin Anderson.
Ele comandará, a partir de São Paulo, a expansão nos negócios da rede para a América do Sul. Em janeiro, a agência passa a operar com mais três escritórios: Rio de Janeiro (onde já tinha uma base), Brasília e Assunção, no Paraguai — neste caso, para atender, entre outros clientes, o novo governo paraguaio. O trabalho será executado em parceria com a agência local Ernesto Garcia, que também adota o nome Kreab Gavin Anderson.
“Nos próximos anos, queremos colocar de pé ao menos quatro novos escritórios: em Buenos Aires, Santiago, Lima e Bogotá”, adianta Sabino, que prefere o modelo de associação com agências locais, embora o investimento em start-ups não esteja descartado de todo.
A atuação da operação brasileira seguirá pelos três pilares da rede: public affairs, comunicação corporativa e comunicação financeira. Esta terceira disciplina é a especialidade da Gavin Anderson (empresa originalmente pertencente ao Omnicon que, após ter firmado parceria com a S/A, em 2008, se fundiu com a Kreab, em 2009, dando origem à rede Kreab Gavin Anderson, sediada em Estocolmo, capital da Suécia, e controlada pela holding local Magnora AB, tendo o Omnicom como acionista minoritário). Outras duas áreas que terão papel estratégico na operação brasileira são a unidade de negócios digitais (focada em PR 2.0) e a unidade de comunicação esportiva. Neste caso, a intenção é oferecer serviços locais para clientes globais em virtude dos eventos esportivos que serão realizados no País nos próximos anos. Entre os clientes globais atendidos no Brasil pela rede estão Scania (principal conta global) e IATA (International Air Transport Association). Outros clientes no exterior são BBC (a Kreab é a agência responsável pelo gerenciamento da atual crise envolvendo a cúpula da emissora estatal britânica) e os governos de Portugal e Israel.
A venda da S/A é mais um movimento de internacionalização do mercado brasileiro de agências de relações públicas. Em setembro de 2011, o Interpublic comprou a S2Publicom. No ano anterior, o Publicis Groupe assumiu o controle acionário na Andreoli MS&L, na qual detinha participação acionária de 25% desde 2001. Outro movimento importante foi a compra, em 2010, da Significa pela Edelman, que então passou a se chamar Edelman Significa. A transação, de R$ 1,7 milhão, fez do Brasil o quinto mercado mais importante para a nova controladora. “O mercado caminha para a mesma toada que a publicidade”, avalia Sabino. “Há espaço para todo mundo, mas quem quiser disputar a ponta do mercado precisa carregar uma bandeira internacional.” Lideram, hoje, o mercado brasileiro de relações públicas as nacionais e independentes CDN e FSB.
CORREÇÃO:
A versão original desta reportagem informava que a S/A Comunicação havia sido adquirida pelo grupo Omnicom. Na verdade, a compradora é a rede Kreab Gavin Anderson, controlada pela holding sueca Magnora AB. O Omnicom é acionista minoritário na Kreab Gavin Anderson.
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