Rap da Fiat expõe agruras da maternidade
Viral criado para promover Fiat 500L no Reino Unido fala em orgasmos fingidos, quilos a mais e sujeira produzida por bebês
Viral criado para promover Fiat 500L no Reino Unido fala em orgasmos fingidos, quilos a mais e sujeira produzida por bebês
Meio & Mensagem
2 de janeiro de 2013 - 4h21
Imagine uma mãe britânica movimentando suas madeixas loiras e entoando um rap que enumera uma série de ingratos efeitos da maternidade. Combina com um comercial para vender carros? Para a Fiat, sim. Essa é a estratégia da montadora para promover o modelo 500L no Reino Unido.
Ao longo de três minutos, ela canta agruras como “vestir um sutiã como se fosse um colete a prova de balas”, em referência às mamadas constantes; e outras que beiram a escatologia, como “troquei minha bolsa descolada por um saco manchado com catarro” ou “trabalho versus casa é uma combinação mental, com meus cotovelos afundados em cocô de criança”. Ao final, ela lista sua extensa lista de ocupações – entre as quais “fingidora de orgasmo”. Se essa notícia parece inverossímil, assista ao vídeo abaixo e confira as reclamações (em inglês).
A estratégia da Fiat chamou a atenção: “The motherhood”, como o rap foi chamado, está prestes a atingir 2 milhões de visualizações no YouTube e coleciona comentários positivos entre os mais de mil listados abaixo do vídeo. Há quem questione, porém, a adequação do viral ao perfil de compradores do carro – que pode ser considerado apertado demais para uma mãe de três filhos e dona de dois cachorros.
Outro ponto criticado é a suposta falta de criatividade: em maio de 2012, a Toyota lançou ação semelhante, em que um casal cantava um rap sobre as “aventuras” de quem tem filhos pequenos para promover o modelo Sienna SE (assista abaixo). O tom mais agressivo do vídeo da Fiat e a semelhança com o viral da concorrente, porém, parecem ser justamente parte da estratégia de “The Motherhood”. A criação é da Krow Communications.
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