Retrospectiva 2012: a dança das contas
Confira as principais mudanças de agências realizadas por anunciantes no Brasil
Confira as principais mudanças de agências realizadas por anunciantes no Brasil
Alexandre Zaghi Lemos
17 de dezembro de 2012 - 12h00
O novos negócios movem o mercado publicitário e mobilizam boa parte do tempo – e do dinheiro – das agências. O ano de 2012 foi fértil em disputadas concorrências, suadas prospecções e decisivos alinhamentos internacionais, como mostram os quadros deste Dança das Contas, que podem ser consultados por anunciantes ou por agências.
Além das mudanças neles relatadas, houve muitas concorrências que mantiveram as contas em disputa no mesmo lugar onde estavam anteriormente. Alguns exemplos são os processos promovidos por Eletronuclear, que renovou com a Agência3; Prefeitura de São Paulo, que novamente escolheu a Lua e a Nova/SB; e Sesi/Senai, que optou por ficar com a Duda Propaganda.
Na iniciativa privada também aconteceram grandes concorrências entre agências com as quais os anunciantes já tinham relacionamento, como o caso da adoção da marca Vivo pelos serviços da Telefônica. O consórcio formado por DPZ e Publicis venceu as disputas pela fase informativa da mudança e pelo gerenciamento de toda a mídia do grupo Telefônica. Já a Africa foi escolhida para desenvolver o novo posicionamento da marca Vivo. Também participaram da disputa a DM9DDB e a Y&R, que assim como as três vencedoras também atendem o Grupo Telefônica no Brasil.
Novamente, há casos de anunciantes que já tinham trocado de agências em 2011 e voltaram a mudar em 2012. Isso ocorreu, entre outros, com a construtora PDG, que no ano passado foi para a DPZ e neste ano migrou para LP Comunicação e AgênciaClick; a Kroton Educacional, que havia ingressado na Salles Chemistri em 2011 e mais recentemente a trocou pela DM9DDB; e a marca Coca-Cola Clothing, que não passou nem um ano na Escala e já está na Casa Darwin.
Confira, a seguir, quais anunciantes trocaram de parceiras em 2012 e quais contas cada agência conquistou e perdeu.
Dança das Contas
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024