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Comunicação

Robô dos Jetsons estrela campanha da Brilux

Rosie, personagem da série dos anos 60, é recriada em 3D de forma mais humana para fazer parte de publicidade institucional da marca de produtos de limpeza


17 de janeiro de 2014 - 5h46

Por Roberta Queiroz *

Sucesso nos anos 60, a animação Os Jetsons ficou conhecida por fazer previsões de como seria a vida no futuro. Algumas delas já se concretizaram, outras ainda estão longe de acontecer como o sonho de toda dona de casa de ter um robô para realizar todas as tarefas domésticas. Utilizando esse imaginário, a agência pernambucana Gruponove e a Brilux, uma das mais lembradas da categoria produtos de limpeza no Norte e Nordeste, resolveu recriar a Rosie, a empregada doméstica robô dos Jetsons, para estrelar a campanha institucional da marca.

“Quase um ano após a PEC das Domésticas, a divisão de tarefas entre toda a família é um tema bastante atual no Brasil. Na campanha, queremos provocar esse debate”, afirma Eduardo Breckenfeld, diretor de planejamento da Gruponove. Para a campanha, a Rosie foi recriada com a utilização de avançadas tecnologias de computação gráfica. “É primeira vez que o desenho ganha aspecto real, com expressões humanas e sentimento”, afirma Giovanni Di Carlli, sócio e diretor executivo da agência.
O trabalho de recriação da personagem foi realizado pelas produtoras Paranoid, de Heitor Dhalia, e Jonathan Post. Mas precisou passar pela aprovação da Warner Brothers, que possui os direitos da série animada.

Na campanha, a nova Rosie é a protagonista de três comerciais – Caixa, Chuva e Rádio – dirigidos por Luis Carone, especialista em computação gráfica, que também já dirigiu filmes para o Itaú. “Os filmes mostram o dia-a-dia de uma típica família brasileira, mas que, como se fosse possível, adquire um robô igual à da TV. Em engraçadas situações, a personagem passa a estimular os membros da família a assumirem sua parte na divisão de tarefas, enquanto aparece utilizando os produtos Brilux”, conta Breckenfeld.

A filmagem teve ares de superprodução. Por opção do diretor, todas as cenas foram realizadas com a câmera livre, o que aumenta a complexidade da pós-produção, que durou três meses. Uma atriz fez o papel da Rosie ao contracenar com o restante da família, que foi substituída digitalmente por um modelo 3D da personagem, processo semelhante ao utilizado em filmes de Hollywood.

Além dos filmes para TV, a Brilux irá desdobrar a campanha durante todo o ano com peças para pontos de venda, anúncios, outdoors e redes sociais. Também serão criados dois aplicativos para celular, um seguindo a linha do Tom Cat, o conhecido gatinho que reproduz o que o usuário fala, com a Rosie e outro chamado Fanfarra, em que é possível fazer sons utilizando as onomatopeias de sons de limpeza, como as usadas no Jingle da campanha. 

* Colaboração para o Meio&Mensagem

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