Sergio Valente troca DM9 por Globo
Agência passa a ser presidida por Paulo Queiroz e Alcir Gomes Leite. Valente assume direção da CGCom
Agência passa a ser presidida por Paulo Queiroz e Alcir Gomes Leite. Valente assume direção da CGCom
Teresa Levin
17 de janeiro de 2013 - 9h08
Sergio Valente não é mais presidente da DM9DDB a partir desta quinta-feira, 17. A agência anunciou o desligamento do executivo, que estava no cargo desde 2005. Ele aceitou o convite da Rede Globo para assumir a direção da Central Globo de Comunicação (CGCom), em substituição a Luis Erlanger, que passará a ocupar a Central Globo de Análise e Controle de Qualidade (leia mais abaixo).
Paulo Queiroz e Alcir Gomes Leite são os novos presidentes da DM9. Segundo comunicado oficial, a escolha dos profissionais foi feita em conjunto pelo Grupo ABC, DDB Worldwide e DDB Latina.
O anúncio da saída de Valente foi feito aos funcionários da DM9DDB às 8h45. Todos os mais de 300 colaboradores foram convocados para estar na agência neste horário, para serem comunicados da mudança. O grupo se apertou no hall de entrada da agência para ouvir a fala de Guga Valente, CEO do Grupo ABC, e dos novos copresidentes da agência, Queiroz e Leite.
Para serem ouvidos por todos, eles subiram no balcão da recepção da DM9. Guga Valente disse que foi surpreendido pela proposta da Globo a Sergio Valente. Por outro lado, tranquilizou toda a equipe ao afirmar que a DM9 continuará sendo comandada pelo mesmo grupo diretivo atual, acrescido de Queiroz, que embora responda desde 2009 como COO do Grupo ABC acumula 18 anos de trabalho na agência.
Copresidência
Guga Valente esclareceu que Sergio continua como sócio do ABC. “Ele deixa funções executivas e o conselho, mas permanece com participação societária”, disse ao Meio & Mensagem. O CEO da holding afirmou ainda que já vinha preparando a sucessão, que era uma possibilidade com que contavam, mas revelou que a saída foi inesperada e amigável. Guga salientou que Queiroz volta à agência onde estabeleceu uma longa carreira e destacou a promoção de Gomes Leite.
Sobre o modelo de copresidência, ele fez elogios. “A experiência vem sendo aplicada pelo ABC na Africa com sucesso. E será replicada na DM9”. No comunicado, a agência detalhou que Queiroz e Gomes Leite tomarão decisões em conjunto nos “aspectos macro estratégicos”. No dia a dia, Queiroz responderá pela gestão do negócio e de talentos, além de se dedicar à construção de planos de sucessão na empresa, “com a formação da nova geração de líderes”. Gomes Leite, por sua vez, cuidará de produtos e serviços e do relacionamento com os clientes. Será também responsável pelas operações da DM9 em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.
Para o cargo de chief operating officer, que vinha sendo ocupado por Queiroz, o Grupo ABC promove Manuk Masseredjian, que vinha cuidando da área de desenvolvimento de novos negócios, função que desepenha desde 2009 e continuará acumulando.
A respeito da mudança, Nizan Guanaes declarou: “Tenho absoluta convicção que o Paulo e o Alcir são os executivos ideais para assegurar a continuidade da cultura da DM9”. No anúncio oficial, Chuck Brymer, presidente e CEO da DDB Worldwide, comentou que a agência abre um novo ciclo. “Mantemos a tradição de ter no comando profissionais respeitados no Brasil e no mundo pela sólida capacidade de garantir a qualidade e a criatividade que a indústria mundial espera da DM9DDB”. Juan Carlos Ortiz, presidente da DDB Latina, também se manifestou: “Estamos muito felizes por ter a oportunidade de trabalhar ao lado destes dois grandes executivos, cuja liderança reforçará nosso potencial criativo na América Latina”.
Rede Globo
O diretor geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, informou em comunicado oficial, que o novo diretor da CGCom, Sergio VAlente, terá a missão de traçar toda a estratégia de relacionamento com o público, responderá pelos contatos com a imprensa, planejamento de campanhas institucionais e de lançamento de programas, além de gerenciar ações de cunho social. "Sergio Valente é o profissional talhado para essa missão e, com certeza, emprestará todo o seu brilho para que a Globo possa ter uma comunicação ainda mais efetiva com um público sempre em transformação, especialmente na era digital”, declarou.
Colaboraram Alexandre Zaghi Lemos e Regina Augusto.
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca