WPP reduz salário do board em 20% e suspende contratações
Em meio a crise do novo coronavírus, holding adota uma série de medidas emergenciais mirando retenção de até £ 2 bilhões
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Isabella Lessa
31 de março de 2020 - 13h30
O WPP anunciou, nesta terça-feira, 31, algumas medidas de contenção de gastos diante da crise provocada pela Covid-19, entre as quais a redução e 20% dos salários do board e do comitê executivo da holding por um período de três meses.
Os aumentos de salários previstos para 2020 foram adiados e não serão feitas novas contratações. O grupo também reduzirá viagens corporativas, inscrições em festivais e, assim como fizeram IPG e Publicis Groupe, suspenderá suas previsões financeiras para 2020.
O board da operação também decidiu interromper imediatamente o programa de recompra de ações iniciado com a venda de 60% da Kantar em julho de 2019. Com essas iniciativas, a companhia espera economizar até £ 2 bilhões. Com essas iniciativas, a companhia espera economizar até £ 2 bilhões.
Na China, segundo maior mercado para a holding depois dos EUA, a receita orgânica caiu 16% em janeiro e fevereiro, reflexo da pandemia no país. Agora, 55% dos funcionários do WPP no mercado chinês estão de volta aos escritórios, após um período de trabalho remoto. Com a pandemia começando a atingir o pico em outros mercados, como no Reino Unido, nos EUA e no Brasil, 95% da equipe da holding, composta por 107 mil pessoas, está fazendo home office.
“As iniciativas que tomamos nos últimos 18 meses para simplificar o WPP, junto com o levantamento de £3,2 bilhões em assets, nos colocaram em uma posição financeira muito forte. Está claro que as companhias com a posição financeira mais forte estarão melhores posicionadas para proteger suas equipes, atender seus clientes e beneficiar seus shareholders durante um período de grandes incertezas, e é por isso que estamos dando esses passos hoje”, disse Mark Read, em comunicado.
Em março, o grupo afirmou que começou a receber diferentes respostas de clientes ao redor do mundo. No curto prazo, como era de se esperar, houve aumento nos cancelamentos de planos de mídia e houve diminuição de projetos e campanhas. Em alguns mercados, tem havido uma demanda crescente por serviços de relações públicas.
*Crédito da imagem no topo: iStock
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