Zezito Marques da Costa lança nova agência
Ex-Z+, publicitário abre a Z515 ao lado de Alan Strozenberg e Flavio Nara
Ex-Z+, publicitário abre a Z515 ao lado de Alan Strozenberg e Flavio Nara
Isabella Lessa
1 de junho de 2015 - 11h40
Após três anos fora do mercado publicitário, Zezito Marques da Costa e Alan Strozenberg voltam à ativa com uma nova agência, a Z515. Os executivos deixaram, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da Z+ em 2012, quando o grupo Havas, que já era majoritário na agência, adquiriu os 30% das ações que ainda pertenciam aos dois profissionais. Com a negociação, ambos ficaram impossibilitados de atuar em outras agências até meados de 2014, por determinação da cláusula “no compete”.
“Na Z+ conseguimos mostrar, por meio de clientes como Hyundai, supermercado Dia e Habib’s, um trabalho de comprometimento e qualidade”, frisa Zezito, agora sócio e diretor executivo da Z515.
O projeto começou com a aquisição da Enemy, agência dos sócios Fabio Tramontano, Rafael Carrieri e Luciano Frozoni — que passam a atuar como executivos na Z515. “Há cerca de oito meses voltamos a conversar sobre empreender de novo, então conversamos com diversas agências. Com a Enemy deu certo pela personalidade dos sócios, tivemos afinidade”, conta o sócio e diretor de atendimento e mídia Flavio Nara, que anteriormente atuou como diretor de mídia da Z+.
O otimismo diante do cenário desafiador da economia brasileira é o que move o time. Essa postura está no manifesto da empresa — “Nós, brasileiros, temos brilho no olho e na alma. Temos garra, talento e encanto. Não tem como dar errado, esse país tem muita gente boa” — e na fala dos sócios. Para o sócio e diretor de criação Alan Strozenberg, o momento é mais do que propício para a abertura da agência. “Acreditamos que o modelo independente possibilita uma relação mais próxima com o cliente, em todos os níveis”, diz.
Já Zezito, que acumula mais de 40 anos de experiência em publicidade, garante que não há o que temer. “Já vivenciei várias crises, a era Collor, cruzado, cruzeiro, inflação de 80% ao mês e o Brasil resistiu a isso tudo. Este ano estamos passando por um chacoalhão que nunca tinha visto, parece que há uma limpeza ocorrendo. Por isso, decidimos batizar a agência de Z515, em alusão a esse ano de 2015, pois acredito que é um marco na história do País”, afirma.
O escritório da Z515 fica localizado no Brooklin, em São Paulo, onde estava o estoque da iBacana, loja online de móveis e outros produtos fundada por Zezito em 2012. Agora, ele participa do empreendimento somente como acionista. O sobrado abriga os 18 funcionários da empresa. “Queremos a participação de toda a equipe nas decisões e, para isso, a estrutura tem de ser simples e deixar as pessoas à vontade”, explica.
No momento, a agência está prospectando clientes, mas ainda não tem contrato fechado com nenhuma empresa. Segundo eles, a meta é atrair anunciantes que acreditem no projeto e história dos dois publicitários. Zezito fundou sua primeira agência em 1972, a MCP – Marques da Costa Propaganda. Em 1989, associou-se à Sérgio Guerreiro e fundou a Z+G, que em 1991, graças a um acordo com o Grupo Grey, transformou-se em Z+G Grey. A multinacional comprou a totalidade das ações em 1999.
Um ano depois, Zezito inaugurou a Z+ em sociedade com Alan Strozenberg, que tinha passagens anteriores pelas áreas de criação de W/Brasil e DM9. Em 2008, a Havas comprou participação na agência, assumindo o controle total em 2012.
Compartilhe
Veja também
Idec quer processar Burger King por campanha do Pix
Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor
Sadoun, do Publicis Groupe, diz que acordo entre Omnicom e IPG é positivo
Líder da holding francesa, contudo, pontua que as duas companhias terão um longo processo de integração