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Comunicação

Série desvenda perfil dos líderes do futuro

Fruto de pesquisa do Meio & Mensagem, seis episódios mapeiam a percepção de estudantes e recém-formados em publicidade sobre o mercado, assim como sua relação com as lideranças


7 de janeiro de 2019 - 7h50

Bastidores das entrevistas para a série “Líderes do Futuro”. Foto: Arthur Nobre

Enquanto millennials povoam grande parte das agências, a geração Z, composta por nascidos a partir de 1995,  ainda não compõe uma parcela tão expressiva do mercado publicitário – pelo menos por enquanto. Este cenário deve mudar rapidamente: estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, partir de 2019, a geração Z passa a ser maioria na população mundial, representando 32% do total — e superando os 31,5% de millennials. Já no ano que vem, esta faixa populacional responderá por mais de 20% da força de trabalho, à medida em que mais jovens ingressem no mercado.

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Para desvendar as opiniões de estudantes universitários e recém-formados em publicidade sobre o mercado de trabalho, Meio & Mensagem realizou a pesquisa Líderes do Futuro. Com metodologia que mescla abordagens quantitativas e qualitativas, o levantamento aborda as expectativas em relação à indústria da comunicação, suas percepções sobre o ambiente de trabalho e os aspectos atraentes e repulsivos que enxergam no mercado. Também mapeia os valores pessoais e profissionais dos jovens, assim como sua relação com as lideranças atuais.

Ao todo, a pesquisa ouviu, nos meses de outubro e novembro, 201 estudantes de publicidade e propaganda, estagiários com até um ano de atuação no mercado e jovens formados há até três anos que atuam como assistentes em agências da Grande São Paulo. O projeto encampado por Meio & Mensagem foi idealizado por Cíntia Gonçalves, sócia e CSO da AlmapBBDO, e realizado pelo consultor de histórias de comportamento Diego Selistre, com colaboração de Danilca Galdini, diretora de pesquisa da Cia de Talentos. A parte qualitativa foi feita de forma online pelo Instituto Qualibest. E o recrutamento dos participantes dos grupos de discussões qualitativos foi realizado pela Atual Pesquisa.

O estudo se complementa com uma série em vídeo de seis episódios, nos quais os jovens debatem desde o que esperam de um líder até a questão da diversidade nas empresas; falam sobre o que os atraem e os afastam no mercado de agências, e sobre suas expectativas em relação ao primeiro emprego. Por fim, também mandam recados aos líderes atuais da indústria.

As entrevistas que compõem os vídeos foram feitas durante as visitas dos pesquisadores às faculdades ESPM e a Uninove e também em grupos de discussão com estagiários, assistentes e estudantes de publicidade.

A série em vídeo foi produzida pela Play It Again Som&Imagem, com direção de cena de Cainã Tavares, produção executiva de Andre Minnassian, produção de Pedro Minnassian, atendimento de Marcelo Barbieri e som direto de Bernardo Tartaglia e Fernando Galvez. A arte e a finalização dos vídeos são de Rafael Barreto, de Meio & Mensagem.

Confira os episódios abaixo:

EP1: O que é ser líder?

Universitários e jovens profissionais apontam qualidades que esperam dos líderes e que os distinguem dos chefes tradicionais

 

EP2: O que atrai os jovens no mercado publicitário?

Ao ingressar no mercado, estudantes de publicidade esperam encontrar ambientes de descontração, inovação e flexibilidade

 

EP3: O que afasta os jovens da carreira publicitária?

Jornadas exaustivas, pressão excessiva e preocupação com a saúde mental repelem jovens do trabalho em agências

 

EP4: Primeiro emprego

Cultura de indicações, altas exigências para estágios e recrutamento limitado a faculdades de elite restringem acesso às grandes agências

 

EP5: Diversidade
Para a geração de publicitários que chega ao mercado, inclusão e pluralidade são fundamentais para tornar uma agência atrativa

 

EP6: Um recado aos líderes atuais

Universitários e jovens em início de carreira cobram postura mais empática e autocrítica dos líderes da indústria de comunicação

 

(*) A pesquisa “Líderes do Futuro” usou abordagens quantitativas e qualitativas e foi estruturado em três fases: questionário respondido online, grupos de discussões presenciais e entrevistas pessoais em faculdades. O levantamento foi divulgado na íntegra na edição 1942 de Meio & Mensagem, publicada no dia 7 de janeiro.

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