Assinar

As campeãs em reclamações na Black Friday 2022

Buscar

As campeãs em reclamações na Black Friday 2022

Buscar
Publicidade
Marketing

As campeãs em reclamações na Black Friday 2022

Plataforma Reclame Aqui registra diminuição no interesse geral dos consumidores pelas ofertas na data


28 de novembro de 2022 - 11h42

Black Friday 2022

(Crédito: Shutterstock)

O clima de Copa do Mundo e a estreia da seleção brasileira no Mundial, que aconteceu na quinta-feira, 24, esfriou um pouco o interesse do público pelas ofertas da Black Friday, de acordo com o Reclame Aqui, site dedicado a receber e monitorar as reclamações de consumidores.

De acordo com a empresa, o acesso ao Reclame Aqui, que costuma ser mais intenso durante a data comercial, oscilou bastante na última-sexta-feira, 25. Até o fim do dia, no entanto, as reclamações se aproximaram dos índices registrados na Black Friday de 2021.

No geral, o Reclame Aqui registrou 9.319 reclamações nesta Black Friday, considerando o período do meio-dia de quarta-feira, 23, até às 21h de sexta-feira, 25. O número é um pouco inferior à quantidade de reclamações na Black Friday do ano anterior, que alcançou a marca de 9.690 queixas.

Na opinião do cofundador e CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, o jogo do Brasil, no dia anterior, afetou o interesse do público, provocando uma forte queda nos acessos e buscas por produtos, que não se recuperou no dia seguinte.

As empresas campeãs em reclamações na Black Friday

Como geralmente costuma acontecer, as empresas que reúnem maior diversidade e opções de produtos na data – os principais marketplaces – lideram também a lista de reclamação pela grande quantidade de transações realizadas.

Magazine Luiza, Amazon.com.br, Casas Bahia e Americanas lideram, nessa ordem, o ranking de reclamações do Reclame Aqui. A plataforma destaca, no entanto, que apesar dessa lista, essas empresas possuem boa reputação no atendimento aos consumidores, na própria plataforma. Veja a lista:

Empresas mais reclamadas na Black Friday 2022

(Crédito: Reprodução/Reclame Aqui)

 

Propaganda enganosa

A maior parte das reclamações registradas na plataforma (17,96% do total) alegaram propaganda enganosa por parte dos anunciantes. Esse motivo superou o Atraso na Entrega, que foi a segunda queixa mais voluma dos consumidores, com 15,69% das reclamações.

As pessoas que também utilizaram o Reclame Aqui na Black Friday também se queixaram de Produtos não Recebidos (14,84%), falta de estorno do valor pago (8,1%) e problemas para finalizar a compra (citados por 6,63%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha

    Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha

    Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco

  • Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa

    Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa

    Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca