Marketing

JK Iguatemi finalmente abre as portas

Após meses de impasse com poder público, shopping consegue alvará de funcionamento

i 21 de junho de 2012 - 5h52

Com a inauguração postergada desde março, o mais novo shopping de alto padrão de São Paulo, o JK Iguatemi, abrirá suas portas ao público nesta sexta-feira, 22, às 15 h. A inauguração havia sido embargada desde março pelo poder público, que alegou que a construtora W Torre e o Grupo Iguatemi, dono do shopping, não haviam feito as obras viárias necessárias para compensar o aumento do fluxo de veículos na região.

Na semana passada, no entanto, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) emitiu um comunicado dizendo que após simulações de trânsito em todos os empreendimentos do complexo (shopping, duas torres comerciais e o antigo prédio da Daslu), o JK Iguatemi poderia funcionar sem prejudicar o trânsito local, por conta de obras de compensação já realizadas, como uma quarta faixa na Marginal Pinheiros. Com isso, a Secretaria Municipal de Transportes emitiu o Termo de Recebimento e Aceitação Parcial (Trap) e com este, os responsáveis pelo empreendimento conseguiram na quarta-feira, 20, o Habite-se. A última etapa foi o Alvará de Funcionamento, liberado na quinta-feira, 21, e que finalmente permite que o shopping comece a funcionar nesta sexta.

O JK Iguatemi recebeu investimentos de R$ 322,3 milhões e terá 182 lojas, com mais de 3.000 funcionários. Ao contrário da maioria dos shoppings da cidade, que abrem às 10 h, o JK, localizado na esquina da Marginal Pinheiros e Av. Juscelino Kubitschek, deverá funcionar a partir das 10h30, por recomendação da CET. Todo o impasse para inauguração do empreendimento motivou até manifestação pública encabeçada pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop).

Além dos problemas, o shopping também tem sido assunto por trazer para o Brasil cerca de 30 marcas inéditas em território nacional, entre elas Goyard, Lacoste L!ve, Top Shop e Chanel Beauté (específica para maquiagem). Além disso, a rede Cinépolis instalou no local o primeiro cinema 4D da América do Sul. "Este é um shopping que tem possivelmente a melhor localização de São Paulo, a cidade mais rica do país. Além disso, o próprio Grupo Iguatemi é super bem conceituado, faz tudo maravilhosamente bem e para nós este cinema será nosso cartão de visita, uma apresentação para o mercado", declarou Eduardo Acuña, presidente da Cinépolis Brasil. 

Com o atraso na inauguração, o shopping perdeu as vendas das duas segundas datas mais importantes do varejo após o Natal: Dia das Mães e Dia dos Namorados.

wraps