Salve a marca campeã da Libertadores

Buscar
Publicidade

Marketing

Salve a marca campeã da Libertadores

Campeão da América, clube tem agora a chance de consolidar a internacionalização de sua marca


5 de julho de 2012 - 1h34

A bola não entra por acaso. Se o título histórico da Copa Santander Libertadores da América conquistado nessa quarta-feira 5 pelo Corinthians é fruto de um trabalho consistente comandado pelo técnico Tite dentro de campo, o sucesso do Timão fora das quatro linhas também começou a tomar forma quando o clube passou a investir em uma gestão mais profissional e em estratégias diferenciadas de marketing. A mudança aconteceu após a queda do time para a segunda divisão do futebol brasileiro, em 2007.

“Essa não é uma vitória circunstancial, de momento. É resultado da consistência adquirida pela marca nos últimos anos”, comenta Thiago Scuro, professor do MBA de gestão e marketing esportivo da Trevisan Escola de Negócios.

A conquista da Libertadores abre o caminho para que o time do Parque São Jorge consagre a sua marca mundialmente. Oportunidades de exposição não faltarão para o clube. No final do ano, o time jogará, no Japão, o Mundial de Clubes da Fifa (torneio que já venceu em 2000, quando a disputa aconteceu no Brasil). Também já está classificado para a próxima Libertadores e a caminho de ter o seu próprio estádio, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Esta jogada, no entanto, começou a ser ensaiada em 2009, com a contratação de maior impacto da história do clube. “A internacionalização do Corinthians começou com a chegada do Ronaldo”, lembra Scuro.

Para Amir Somoggi, diretor de área da consultoria esportiva BDO, a eficácia do plano de internacionalização depende da estratégia que a equipe de marketing do Corinthians implementará daqui para frente. “Essa vitória quebrou um paradigma do clube, mas esse é um pontapé inicial para consolidar a presença da marca no cenário internacional”, analisa.

Somoggi explica que os times brasileiros precisam aprender a construir e valorizar as suas marcas, mesmo diante das derrotas, a exemplo do que acontece com times, como Barcelona, Real Madri e Manchester United, os mais valiosos do mundo, atualmente. “O Corinthians possui cerca de dois milhões de fãs no Facebook, enquanto o Barcelona tem mais de 30 milhões”, compara Somoggi, dando a dimensão do caminho ainda a ser percorrido.

A transmissão do jogo teve recorde de audiência na TV Globo. Veja aqui.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas