Anunciantes turbinam planos de sócio-torcedor

Buscar

Anunciantes turbinam planos de sócio-torcedor

Buscar
Publicidade

Marketing

Anunciantes turbinam planos de sócio-torcedor

Movimento por um Futebol melhor, encabeçado pela Ambev, oferecerá descontos em produtos e serviços de nove empresas


15 de janeiro de 2013 - 2h34

Com o objetivo de transformar o futebol brasileiro no melhor campeonato do mundo, a Ambev e outras oito grandes empresas em parceria com principais clubes do País lançaram na noite de segunda-feira 14 o Movimento por um Futebol melhor. O projeto, que envolve ainda redes de supermercado, prevê o oferecimento de descontos e benefícios para os integrantes dos programas de sócio-torcedor dos clubes brasileiros.

O projeto foi gestado ao longo de dois anos pela plataforma de futebol da Ambev, já parceira de 34 times brasileiros, e foi lançado em parceria com Unilever, PepsiCo, Seara, Danone, Bradesco, Netshoes, Burger King e Sky, além de varejistas como Extra e Carrefour. “O Brasil está entre as maiores economias do mundo e temos a obrigação de ter um futebol com estrutura tão boa quanto a da Europa. Queremos ajudar a construir o maior campeonato do mundo”, afirma Marcel Marcondes, executivo da Ambev.

Segundo pesquisas da companhia, 90% dos brasileiros têm um time e 72% acompanham seu clube do coração. No entanto, do universo potencial de 145 milhões de torcedores, apenas 350 mil fazem parte de um programa de sócio-torcedor, cerca de 0,2% do total. O primeiro passo para atingir a meta é ajudar as agremiações a elevar a penetração para 2% e atingir o patamar de 3,5 milhões de adeptos. “Com isso conseguiremos injetar R$ 1 bilhão por ano no futebol, considerando um tíquete-médio de R$ 30”, projeta Marcondes.

A grande aposta da seleção de empresas para atrair a atenção dos torcedores é a rede de benefícios. Inicialmente, serão oferecidos descontos em cerca de 300 produtos de dezenas de marcas. Para usufruir basta ser associado a um programa e informar o CPF no momento de encerrar a comprar. Os sistemas dos caixas estarão interligados à base dos clubes e o desconto será automático. A nota fiscal mostrará o valor economizado pelo cliente. Os dados do consumidor não serão compartilhados pelos parceiros.
 

wrapswraps
A primeira fase do projeto contempla a torcida dos mineiros América, Atlético e Cruzeiro, dos cariocas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, dos paulistas Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa, e dos baianos Bahia e Vitória. A partir de março também estarão presentes os times do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) e os de Pernambuco (Santa Cruz, Sport e Náutico). Até o fim do ano será a vez das equipes do Ceará (Fortaleza e Ceará), de Goiás (Goiás) e de Santa Catarina (Avaí e Figueirense).

A rede varejista parceira contará em breve com o Walmart. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia o consumidor terá cerca de 20 bandeiras parceiras e o número deve crescer. Os produtos participantes terão um selo do Movimento por um Futebol melhor para facilitar a identificação. Novas empresas devem entrar na força-tarefa, mas respeitando a limitação de um player por segmento.

O movimento contará com uma campanha de divulgação assinada pela agência 9ine, de Ronaldo Nazário, um dos embaixadores do projeto. A ação entra na mídia nesta semana com encartes especiais, anúncios para jornais e revistas, filmes para TV e internet, peças para mídia digital e redes sociais e placas de publicidade nos estádios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também