Controladores de OLX e BomNegócio se unem
Transação internacional do setor de classificados online envolve Naspers, Schibsted Media Group, Telenor Group e Singapore Press Holdings
Transação internacional do setor de classificados online envolve Naspers, Schibsted Media Group, Telenor Group e Singapore Press Holdings
Meio & Mensagem
14 de novembro de 2014 - 5h16
Os classificados online OLX e BomNegócio.com vão unificar suas operações em breve no Brasil. A movimentação é reflexo de uma joint venture envolvendo os sul-africanos Naspers (controlador da OLX), das noruegueses Schibsted Media Group e Telenor Group (donos do BomNegócio.com) e da Singapore Press Holdings que abrange os mercados do Brasil, Indonésia, Tailândia e Bangladesh. O acordo ainda depende de aprovação na União Europeia e está previsto para ser concretizado no início de 2015.
O negócio, confirmado pelo grupo da África do Sul na quinta-feira 13, pretende facilitar o processo de troca e venda de itens por meio da combinação das plataformas online das quatro companhias. O acordo prevê a criação de quatro joint ventures diferentes nos países citados acima. No Brasil, a composição acionária prevê 50% das ações para a Naspers e 50% para a SnT Classifieds, sociedade entre a Schibsted e a Telenor. Ainda não foi confirmada oficialmente, mas a tendência é que a marca OLX seja mantida e BomNegócio.com encerrada.
Após a confirmação da parceria entre as multinacionais, a OLX afirmou que cancelou a concorrência pela sua conta publicitária. Já em sua reta final, a disputa envolvia a Lew´Lata\TBWA e a We, atual agência e que permanece no atendimento. O BomNegócio.com, um dos concorrentes na categoria Anunciante no Caboré 2014, é atendido pela NBS.
Com uma forte presença em mídia, os classificados online se tornaram um grande segmento anunciante no Brasil nos últimos anos. De acordo com o ranking Agências e Anunciantes, publicado pelo Meio&Mensagem, a OLX foi o 37º maior anunciante do Brasil em 2013, movimentando R$ 145 milhões em compra de mídia, enquanto o concorrente foi o 52º, com R$ 101 milhões.
Compartilhe
Veja também
Orgulho nacional e identidade regional guiam brasileiros na escolha de marcas, aponta pesquisa
Estudo da MindMiners destaca que Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antarctica e O Boticário são as marcas preferidas
Skechers é vendida à empresa de investimentos 3G Capital
Terceira maior marca de calçados do mundo será comprada pela companhia fundada pelos brasileiros Beto Sicupira, Jorge Paulo Lehmann e Marcel Telles