A onda perfeita de Gabriel Medina

Buscar
Publicidade

Marketing

A onda perfeita de Gabriel Medina

Com possibilidade de trazer o título inédito de campeão mundial de surfe para o Brasil, atleta do litoral norte de São Paulo é alçado ao posto de queridinho das marcas


21 de novembro de 2014 - 1h53

No universo dos surfistas, pegar a maior onda de uma série é a melhor forma de elevar a novos patamares o respeito e a admiração de todos os demais dentro da água. Pois, em dezembro, Gabriel Medina terá a sua chance. O atleta da praia de Maresias, em São Sebastião (SP), poderá consagrar-se como o primeiro do País a conquistar o título mundial de surfe profissional na etapa final do circuito, a ser disputada no Havaí. Feito importante o bastante para mudar não apenas a sua própria história, mas a de todo o surfe brasileiro.

A possibilidade do título e o carisma do garoto de 20 anos conquistaram os fãs e alçaram Medina ao posto de mais novo ídolo dos jovens. Por tabela, tornou-se queridinho das marcas. Como a Samsung, por exemplo, que patrocina a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP). Na primeira ação da parceria, o atual líder do circuito mundial estrela da campanha de lançamento do Galaxy Note 4.

“Ele é hoje o atleta mais valorizado do Brasil, depois do Neymar. Os principais anunciantes querem se associar porque ele é um garoto-família, bom exemplo, trabalha duro e, claro, é jovem e tem uma imagem muito positiva”, explica César Villares, vice-presidente de talentos da IMX Talents, braço da IMX Management, que há dois anos gerencia a carreira e os patrocínios do rapaz.

O próprio Neymar, também agenciado pela IMX, é uma das inspirações de Medina. O outro é Ayrton Senna, seu ídolo supremo. “Entreguei um DVD com várias entrevistas do piloto ao Gabriel. Ele ficou obcecado com a garra de Senna e, apesar de respeitar o adversário, ele só pensa em ganhar”, comenta Villares. “Estou encarando a responsabilidade de forma tranquila. Acredito que estou fazendo um bom trabalho”, afirma Medina.

A fome de vitória, as manobras ousadas e a abertura de Gabriel Medina junto ao público jovem foram algumas das razões que levaram o Guaraná Antarctica a patrocinar o atleta desde 2012. “Ele foi nossa primeira aposta fora de futebol. Os valores que ele transmite têm muito a ver com a marca”, explica Thiago Zanettini, diretor de marketing do refrigerante da Ambev.

O surfista também conta com o apoio de Rip Curl, Vult Cosméticos, Mitsubishi, Oakley, Gorilla Surf, FCS, Coppertone e Oi. 

Licenciamentos, a próxima etapa

Em junho de 2013, o publicitário e surfista Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, foi incumbido de criar a marca de Gabriel Medina. O logotipo estampa pranchas, jet skies, headphones e roupas do atleta. Em um futuro próximo, o grafismo deverá ser visto na embalagem de produtos licenciados para empresas. “Temos projetos especiais na pauta. Estamos estudando esta possibilidade, mas só vamos anunciar algo após o campeonato”, afirma César Villares, da IMX. Por enquanto, Medina prepara o lançamento de um e-commerce.

Medina sabe que a vitória em Pipeline, no Havaí, poderá consagrá-lo no esporte, além de otimizar sua imagem fora do surfe. Se vencer, o atleta terá o passe valorizado em milhões de reais. “Esta conquista mudará tudo”, admite Villares.

A batalha não será fácil. Após a penúltima etapa, em Portugal, seu principal adversário passou a ser o australiano tricampeão mundial Mick Fanning. Mas ele também terá de superar a lenda Kelly Slater, dono de 11 títulos mundiais e um de seus ídolos desde a infância. Ao ser questionado pela imprensa estrangeira sobre a força de Medina, Slater foi incisivo. “Não sei se o surfe está preparado para ter um campeão brasileiro. Mas é bom estar, porque ele vem aí.” É esperar para ver.

“Ainda tento me associar às marcas do mundo dos surfistas”. Três perguntas rápidas para Gabriel Medina

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas