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Com a NBA, NBB quer se tornar um espetáculo

Maior liga esportiva do mundo vai auxiliar versão brasileira no desenvolvimento das áreas de administração, marketing e entretenimento


11 de dezembro de 2014 - 3h29

Com o objetivo principal de aumentar a popularidade do basquete e recolocá-lo como o segundo esporte preferido dos brasileiros, a NBA (National Basketball Association) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciaram nesta quinta-feira 11 a assinatura de uma parceria, a primeira do gênero firmada pela liga norte-americana de basquete.

A partir da temporada 2014-2015 do Novo Basquete Brasil (NBB), o campeonato brasileiro adulto masculino, a LNB passa a contar com o apoio da NBA nas áreas de gestão, administração, comercial, marketing e entretenimento para oferecer um produto melhor para o público e para os patrocinadores. A Rede Globo, que participou da criação do NBB e tem contrato com a LNB para cuidar da área comercial até 2018, se mantém como um parceiro estratégico.

“Não há um aporte. A parceria é um suporte para a LNB. Podemos atrair parceiros para sustentar o desenvolvimento da liga e não tenho a menor dúvida de que isso acontecerá no curto prazo. Já estamos discutindo licenciamentos e patrocínios”, afirma Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil.

Segundo Mello, os patrocinadores internacionais e nacionais da NBA são os primeiros potenciais parceiros para o NBB. Somente após apresentar as oportunidades para esse grupo de empresas que as ligas irão ao mercado em busca de novos parceiros. Os primeiros patrocinadores locais da NBA foram Oi, TAM e Kalunga, que participaram do NBA Global Games Rio 2014.

Na lista de parceiros internacionais da NBA estão, por exemplo, Adidas, AB-InBev, Coca-Cola, Gatorade, Kia Motors e Spalding. A fabricante de material esportivo também é parceira do NBB e deve ser responsável pelo primeiro produto licenciado da LNB: uma bola oficial do NBB.

“A união dos clubes é a razão do sucesso da liga. Se falássemos em 2008 que dali a seis anos faríamos uma parceria com a NBA ninguém acreditaria. Não sei qual será o futuro da liga, mas tenho a certeza de que estamos ao lado das pessoas certas. Essa parceria é motivo de orgulho para todos”, afirmou Cássio Roque, presidente da LNB.

O mercado brasileiro responde por 50% das vendas da NBA na América do Sul, principalmente em função da loja virtual operada pela Netshoes. Há dois anos no País, o escritório da NBA já licenciou mais de 1.500 itens, triplicou o número de jogos exibidos na TV fechada e a base de assinantes do NBA League Pass (serviço de transmissão dos jogos pela web). A liga tem receita global anual de cerca de US$ 5,5 bilhões.

A LNB foi criada em 2008 desde então organiza, com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o NBB . Também promove desde 2011 a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) para jogadores sub-22 (Bruno Caboclo saiu direto da LDB para a NBA nesta temporada, onde defende o Toronto Raptors) e desde 2013 a Liga Ouro, segundo divisão do campeonato nacional.

Um indício da parceria oficializada nesta quinta-feira 11 foi o convite feito ao Flamengo, atual bicampeão do NBB, para participar de três jogos da pré-temporada da NBA neste ano. O rubro-negro enfrentou Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies em outubro, logo após a conquista da Copa Intercontinetal da Fiba.

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