RBS confirma venda da operação em SC
Os empresários Carlos Sanchez e Lirio Albino Parisotto, do Grupo NC, e investidores assumirão a marca da RBS em Santa Catarina
Os empresários Carlos Sanchez e Lirio Albino Parisotto, do Grupo NC, e investidores assumirão a marca da RBS em Santa Catarina
Meio & Mensagem
7 de março de 2016 - 2h53
O Grupo RBS confirmou a venda de sua operação de mídia em Santa Catarina (SC). O comunicado oficial foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 7.
Os empresários Carlos Sanchez e Lirio Albino Parisotto, do grupo NC, e outros investidores assumirão as operações de televisão, rádio e jornal que atuam sob a marca RBS em SC.
Sanchez é dono do laboratório farmacêutico EMS e será o sócio majoritário com 75%. Parisotto, que terá 25% de participação, é médico e investidor em setores variados, como siderurgia, bancos e companhias elétricas, além de ser proprietário da Videolar.
Segundo o comunicado, “os investidores destacaram que a gestão dos negócios seguirá normalmente e a independência editorial será mantida”.
O valor da negociação não foi divulgado, no entanto, estimativas do mercado avaliam que a venda supere R$ 1 bilhão.
Durante a transação, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Mario Neves, atual diretor-geral da RBS/SC, será o CEO da nova empresa.
Com a negociação, a RBS pretende focar seus esforços de mídia no Rio Grande do Sul, onde a grupo foi fundado.
Segundo o jornalista Felipe Vieira, as especulações começaram em fevereiro, quando o jornalista Paulo Alceu publicou uma nota sobre a negociação, que foi desmentida pela RBS. A venda da operação de Santa Catarina também foi negada pelo grupo em 5 de fevereiro, em um comunicado divulgado em seu portal.
No fim do ano passado, Eduardo, também usou o espaço para negar que deixaria o comando da empresa, afirmando aos colaboradores que a “informação era falsa e absurda e que boatos desviam a energia e movem em direção à desinformação”.
História
O Grupo RBS foi fundado em 1957 no Rio Grande do Sul por Maurício Sirotsky Sobrinho e chegou a 2016 com oito jornais, entre eles Zero Hora e A Notícia, 24 emissoras de rádios, além de duas emissoras de TV locais. O conglomerado é afiliado à Rede Globo. Nas plataformas digitais, RBS atua com sua empresa e-Bricks, entre outras operações de eventos, gráfica e logística.
No começo deste ano, o presidente do grupo, Eduardo Sirotsky acumulou a presidência do Conselho de Administração. A função era ocupada por Nelson Sirotsky, que continuou como membro do Conselho contribuindo para questões editoriais e institucionais. Eduardo assumiu em 2012.
Compartilhe
Veja também
Os impactos da decisão do STF sobre responsabilização das big techs
Ampliação da responsabilização das redes sociais terá consequências para as big techs, mas também para outras esferas da criatividade, segundo especialistas
Em que patamar está a discussão sobre a Lei Cidade Limpa?
Projeto que tramita na Câmara Municipal de São Paulo visa modificar Lei Cidade Limpa; Instituto dos Arquitetos do Brasil e Kassab se manifestam contrários