Com 20 publishers, app cobra por notícias

Buscar

Com 20 publishers, app cobra por notícias

Buscar
Publicidade

Mídia

Com 20 publishers, app cobra por notícias

Bendle, nova plataforma de jornalismo possibilita micropagamentos e reúne veículos como AdAge, Financial Times e The New York Times


23 de março de 2016 - 2h30

Advertising Age, The Washington Post, Financial Times, Bloomberg Businessweek, The New York Times e The Wall Street Journal são alguns dos 20 veículos que passarão a cobrar pela leitura de seus artigos por meio do aplicativo Blendle.

Os jornais fazem parte do projeto – uma espécie de plataforma de jornalismo que possibilita micropagamentos – lançado nesta quarta-feira, 23 no mercado norte-americano, que permite que os usuários paguem apenas pelas notícias de seu interesse.

Os valores de artigos de revistas variam de US$ 0,09 a US$ 0,49. Já os de jornal custam entre US$ 0,19 a US$ 0,39. Segundo Alexander Klöpping, fundador do Bendle, os publishers definirão seus preços, mantendo 70% da receita.

A plataforma da start up holandesa oferece atualização constante de artigos relacionados aos interesses dos leitores ou selecionados por meio de uma curadoria.

Ao fazerem a inscrição na plataforma, os leitores recebem uma quantia em dinheiro para adquirir os artigos. Cerca de 20% desses usuários decidem investir mais dinheiro para aumentar o acesso, segundo o fundador da empresa. O Bendle também reembolsa os valores quando os leitores não gostam do conteúdo lido.

Nessa primeira fase de testes, o Blende estará disponível para um grupo de dez mil usuários. O app funciona sem paywall ou anunciantes, apenas com base no interesse dos leitores. Dessa forma, publicações como Economist e The Wall Street Journal que dependem de assinantes terão nova possibilidade de cobrar daqueles que não assinam o conteúdo, mas gostariam de ter acesso a alguns artigos.

Klöpping considera sua empresa um laboratório para o jornalismo que testará se os leitores dos Estados Unidos estão dispostos a adquirir conteúdo jornalístico de alta qualidade de forma individual e, principalmente, em uma época em que é possível ter acesso a abordagens do mesmo assunto nas redes sociais e de maneira gratuita. Para o executivo, os jovens já demostram esse comportamento quando assinam serviços como Netflix e Spotify.

Fundada em 2013, o Bendle tem 650 mil usuários na Holanda e Alemanha e recebeu aporte de cerca de US$ 3 milhões The New York Times e da empresa de mídia alemã Axel Springer.

Com informações do The Wall Street Journal
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix: 40% dos novos assinantes escolhem versão com publicidade

    Netflix: 40% dos novos assinantes escolhem versão com publicidade

    Plataforma de streaming adicionou 9,3 milhões de clientes a sua base no primeiro trimestre de 2024

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil