Para profissionais de mídia, fim do EI gera incertezas

Buscar

Para profissionais de mídia, fim do EI gera incertezas

Buscar
Publicidade

Mídia

Para profissionais de mídia, fim do EI gera incertezas

Embora achem que a estratégia pode ser benéfica para a audiência de TNT e Space, publicitários questionam destino dos contratos e reação dos espectadores


10 de agosto de 2018 - 8h40

(Crédito: Reprodução)

A notícia do encerramento do canal Esporte Interativo na TV também foi recebida com surpresa pelo mercado publicitário. Após ter comunicado aos funcionários da companhia sobre o destino da marca esportiva, a Turner anunciou sua decisão às agências e anunciantes parceiros. Ainda assimilando a informação, profissionais de mídia parecem compreender a estratégia da programadora com o encerramento do canal, mas ainda carregam diversas dúvidas em relação ao destino da marca e às novas janelas para suas soluções de publicidade.

“Acredito que a notícia deve ter pegado a todos de surpresa, por isso é difícil fazer uma avaliação detalhada em curto prazo. Mas em primeiro momento, vejo de forma positiva. Desta forma, conteúdo e audiência acabam se concentrando e tendem a ter melhores resultados”, analisa Thiago Ferraz, diretor-geral de mídia da Lew’Lara\TBWA.

O profissional conta que já tem reuniões marcadas com a Turner para discutir o destino dos contratos comerciais mantidos com o canal esportivo. A expectativa em relação às negociações, no entanto, é positiva. “Estou seguro de que não teremos um impacto negativo nas entregas dos pacotes que temos negociado com os clientes junto ao EI”, aposta Ferraz. Com a ausência do canal na TV, os anunciantes do canal terão de migrar para as transmissões do Space e TNT, em soluções comerciais que serão redefinidas entre veículo, agências e a anunciantes.

Na opinião de Herbert Gomes, diretor de grupo de mídia da Talent Marcel, os contratos publicitários atuais do EI deverão migrar para outras plataformas. “Cada agência e cliente deverão conversar com a Turner e fazer essa adaptação de formato e envolvimento sem prejudicar o retorno da audiência já estabelecido pelo canal e que foi pensando quando escolheram a plataforma do Canal Esporte Interativo”, explica. Assim como o profissional de mídia da Lew’Lara\TBWA, Gomes também acredita que a estratégia pode ser vencedora em termos de audiência, mas alerta para algo que, em sua visão, merece atenção. “A grande perda (e onde devemos ter um grande cuidado) é a Copa do Nordeste, um produto com grande relevância, mas que deve ter uma solução favorável para os anunciantes do projeto em exclusivo”, destaca o profissional da Talent Marcel. A Turner não foi clara em relação ao destino do torneio de futebol regional. Alguns noticiários apontam que a Copa do Nordeste não deve fazer parte do pacote de transmissões de TNT e Space

Desinvestimento
Já Paulo Queiroz, ex-presidente da DM9 e profissional com mais de três décadas de atuação na mídia não vê elementos positivos na decisão da Turner. “Vejo com preocupação esse movimento pois certamente foi uma decisão fria e focada em questões financeiras. O movimento pode gerar outros similares nesta cadeia de valor. Acima de tudo, lamento que uma marca tão bem idealizada e estruturada como o Esporte Interativo sofra esse revés”, critica.

Apesar de compreender a linha de raciocínio da Turner de concentrar o conteúdo em dois canais, o fundador da PQ Consultoria não acha que a saída é positiva. “Não acredito no conceito de canais com programação variada na TV Paga. É justamente essa natureza especializada dos canais por assinatura que os torna tão especiais”, diz. Queiroz também questiona se, mesmo tendo uma marca forte junto aos fãs, o Esporte Interativo continuará tendo esse valor restringindo sua existência apenas aos canais digitais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental