Assinar

Cenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017

Buscar

Cenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017

Buscar
Publicidade
Mídia

Cenp-Meios divulga compra de mídia de 75 agências em 2017

Novo indicador traz dados de investimento publicitário das maiores compradoras de mídia do País, totalizando R$ 16,6 bilhões, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet


14 de agosto de 2018 - 16h06

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga nesta terça-feira, 14, os primeiros dados do Cenp-Meios, novo indicador de investimento em compra de mídia do País. Os números não representam o total do bolo publicitário brasileiro, pois incluem a movimentação financeira destinada à veiculação de publicidade que passa pelas 75 maiores agências do País, certificadas pelo Cenp. Segundo cálculos do próprio Conselho, o indicador cobre mais de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil – índice estimado a partir da comparação com o Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.

Esse universo de 75 agências monitoradas pelo Cenp-Meios somou em 2017 R$ 16,6 bilhões em compra de mídia para seus clientes, sendo 58,3% destinados a TV aberta e 14,6% para a internet. Além da divisão do investimento por meios, o novo indicador também mostra o destino do dinheiro por região do Brasil: as veiculações nacionais ficam com 58% do total e as veiculações focadas no Sudeste, com 29%.

“O Cenp-Meios é resultado da compreensão dos líderes das mais importantes entidades nacionais do mercado publicitário reunidas no Cenp, reconhecidamente o fórum da autorregulação ético-comercial”, diz presidente do Cenp, Caio Barsotti. “O investimento publicitário é forte impulsionador da economia e proporciona condições ideais para a plena vigência da liberdade de imprensa, pilar da democracia”, complementa.

O investimento para viabilizar o Cenp-Meios foi de cerca de R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro. O projeto conta com tecnologia da BST Soluções, verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS.

A lista das 75 agências que forneceram seus dados de compra de mídia está no site do Cenp. A seguir, as tabelas e gráficos com os primeiros dados do Cenp-Meios, relativos ao exercício de 2017:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies