Mídia
Galinha Pintadinha faz história no YouTube
Canal é o primeiro no Brasil a atingir um bilhão de visualizações e recebe homenagem do portal. Google entregou também placa aos produtores por terem batido a marca de um milhão de inscritos
Canal é o primeiro no Brasil a atingir um bilhão de visualizações e recebe homenagem do portal. Google entregou também placa aos produtores por terem batido a marca de um milhão de inscritos
Padrão do site
5 de fevereiro de 2014 - 4h40
A Galinha Pintadinha começou a semana com uma marca histórica. O canal oficial da personagem no YouTube bateu um bilhão de visualizações na segunda-feira 3, feito que foi celebrado com um vídeo especial disponibilizado no portal (veja abaixo). Nesta quarta-feira, 5, o Google comemorou também o resultado com os produtores e entregou ainda uma placa aos criadores da Galinha Pintadinha pelo canal em português ter superado o primeiro milhão de inscritos. A homenagem é conferida pela empresa de três em três meses aos canais que atingem esse número. Atualmente, o canal tem mais de dois milhões de assinantes.
A marca de um bilhão de visualizações foi batida pela primeira vez no YouTube Brasil. Na América Latina, um canal mexicano já havia atingido esse número antes, o Werevertumorro (uma brincadeira com a expressão “whatever tomorrow”), de um videoblogger, Gabriel Montiel. Dentro do segmento infantil, quem também soma mais de um bilhão de visualizações é o canal Sesame Street, nos EUA.
Na comemoração da marca, os idealizadores da Galinha Pintadinha, Juliano Prado e Marcos Luporini, sócios da produtora Bromélia, reviveram a origem da personagem e como o uso do canal aconteceu ao acaso. Os dois planejavam um DVD com o desenho musical e uma apresentação precisava ser feita. Sem tempo de preparar um DVD, uma das animações subiu ao YouTube. Dez dias depois da reunião, Prado pensou em tirar o vídeo do ar. Mas a ideia ficou de lado e logo as pessoas compartilhavam a produção protagonizada por uma galinha azul que não fala.
“Em seis meses atingimos 500 mil visualizações”, lembra Luporini. “Passamos anos e anos sendo o canal mais visto no YouTube Brasil. Fomos desbancados em 2011 pelo Michel Teló, mas depois recuperamos a posição”, conta. Hoje, a marca está ligada a mais de 600 produtos licenciados e 1,5 milhão de DVDs vendidos. E o caminho da internacionalização está sendo traçado com ajuda da Redibra, responsável pelo licenciamento. O conteúdo em espanhol (Gallina Pintadita) segue um ritmo igualmente promissor. Já são mais de 320 milhões de views. Em inglês (Lottie Dottie), as visualizações chegam a cinco milhões.
Gallina Pintadita: sucesso em espanhol
No México, onde a Galinha Pintadinha também desembarcou, os acordos de licenciamento são feitos com a Televisa. Uma campanha para lançamento de DVDs naquele país será preparada pelo grupo mexicano. Há DVDs da personagem ainda na Argentina e no Chile.
Além da internacionalização, a Bromélia cuida da finalização do quarto DVD da Galinha, a ser lançado em julho. O sucesso obtido no YouTube segue em ritmo regular, apesar de a produção de conteúdo não ter prazos fixos de veiculação, como acontece com o Porta dos Fundos. Os criadores da personagem não pensam em ir para a TV porque isso demandaria uma produção mais acelerada, com episódios. Mas a famosa galinha pode chegar aos cinemas em 2016. E continua nos teatros, com um musical em cartaz no Rio de Janeiro.
Compartilhe
Veja também
Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos
Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real
Qualé apresenta jornalismo a crianças e jovens nas salas de aula
Publicação tem objetivo de desenvolver habilidades interdisciplinares e conectar jovens com a leitura de notícias