Automação lidera principais tendências de marketing para 2022

Buscar

Automação lidera principais tendências de marketing para 2022

Buscar

post patrocinado

Por

Automação lidera principais tendências de marketing para 2022

Relatório do Search Engine Journal, elaborado por especialistas em marketing, destaca o papel fundamental da automação em um cenário que demanda agilidade e gestão eficaz dos dados


24 de fevereiro de 2022 - 0h00

Lidar com uma grande quantidade de consumidores e se propor a oferecer uma experiência personalizada é um desafio para as empresas, que vem sendo amparado pela automação de marketing. A tecnologia, aplicada à estratégia de marketing digital, busca usar ferramentas para automatizar processos de relacionamento com atuais e potenciais consumidores.

O relatório PPC Trends 2022, produzido pela instituição americana de pesquisas de marketing Search Engine Journal, posiciona a automação de marketing como a principal tendência para este ano. A pesquisa expõe a visão de especialistas da área reforçando que a automação desempenhará, neste e nos próximos anos, um papel fundamental para ajudar profissionais a tomar decisões baseadas em dados. O relatório destaca que, em um cenário com grande quantidade de informações, vindas de várias fontes, consolidar dados é um processo que só poderá ser concluído com o auxílio da automação. Além disso, as empresas que investirem na tecnologia podem obter uma vantagem sobre seus concorrentes, principalmente pela agilidade.

Segundo o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana, com poucos cliques e muita estratégia, a automação permite que o objetivo de entregar o conteúdo certo, para o público correto e no momento mais conveniente, seja uma realidade. “É possível entender e agir de maneira personalizada e escalável junto à sua audiência nos mais diversos meios online. O resultado é o aumento da receita e dos lucros da empresa, além de uma evidente melhora na retenção de consumidores e diminuição do custo de aquisição de novos clientes”.

Para Caruana, envio de SMS marketing ou o agendamento de publicações nas redes sociais são de fato tarefas automatizadas. Contudo, são muito abaixo do que é considerado automação de marketing. “O objetivo é otimizar processos e conquistar os resultados esperados, o que vai muito além do que pode ser feito por um robô. Quando falamos em automação de marketing, falamos de estratégia, sobre compreender e respeitar profundamente o interesse do lead em sua jornada de compra. Quando o fluxo de automação vai bem, o relacionamento com os clientes é efetivamente beneficiado”, explica.

Especialistas em marketing digital indicam que, para construir uma automação de marketing eficiente, é necessário definir a estratégia do negócio, suas personas e as métricas que serão analisadas nas ações de automação. Em seguida, é importante estabelecer a forma de interação com o lead em cada um dos estágios do funil de vendas (canal, tipo de mensagem, frequência) e qual conteúdo será oferecido pelo sistema em cada etapa. O próximo passo é a implementação, que pode ser feita com o acompanhamento de especialistas. Para a manutenção, a dica é analisar os resultados de perto, fazer testes e aplicar as melhorias necessárias para que a automação traga os resultados esperados.

A comunicação multicanal automatizada, com conteúdo personalizado, contribui com a nutrição de leads, que quanto mais maduros, melhor aproveitam o produto ou serviço oferecido, com maior ticket. A automação também torna o trabalho mais produtivo, principalmente da equipe de vendas, que é mais assertiva, com leads preparados. Por fim, proporciona um ciclo de vendas mais curto, por ter um funil mais eficiente e com maiores taxas de conversão.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Impacto do GenAI direciona empresas para o E-mail Marketing

    Impacto do GenAI direciona empresas para o E-mail Marketing

    Estudo da Gartner aponta mudanças no comportamento do consumidor e adaptação das empresas

  • AI impulsiona aumento de até 73% no ticket médio das vendas

    AI impulsiona aumento de até 73% no ticket médio das vendas

    Solução automatiza o envio das comunicações no dia e hora de maior interação para cada cliente