Elo rompe padrão do mercado com plataforma de benefício customizáveis

Buscar

Elo rompe padrão do mercado com plataforma de benefício customizáveis

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Elo rompe padrão do mercado com plataforma de benefício customizáveis

Clientes de cartões de crédito da marca podem escolher entre mais de 30 serviços de acordo com suas necessidades e estilo de vida em plataforma pioneira no País


6 de setembro de 2021 - 0h00

Os benefícios de cartões de créditos estiveram tradicionalmente ligados aos pacotes padronizados, principalmente no segmento de viagens. No início de 2020, no entanto, a Elo chacoalhou o mercado com o lançamento do Elo Flex, uma plataforma inédita no Brasil que vai além dos perfis restritos de consumidores e permite a customização de serviços pelo próprio cliente. Poucos meses depois, a pandemia da Covid-19 cancelou as viagens mundo afora e evidenciou justamente o leque flexível dos benefícios oferecidos pela companhia, que incluía, na ocasião, educação on-line e cuidados com o corpo e a mente, por exemplo. Atualmente, são cerca de 30 serviços, sendo o streaming de áudio Deezer, a assistência Pet e a residencial os mais usados.

O Elo Flex traduz a estratégia de customer centric, o posicionamento de marca que valoriza a autenticidade e o DNA inovador da Elo. Pioneira no País, a plataforma tem como grande diferencial a possibilidade de seleção de benefícios de acordo com as necessidades e estilo de vida do portador do cartão. “O Elo Flex transferiu o poder de decisão para o consumidor. Nada melhor do que o próprio cliente saber o que quer e o que faz mais sentido naquele momento”, afirma o diretor de produtos e inovação da Elo, Felipe Maffei. Todos os cartões pessoais de crédito da Elo que possuem pelo menos num benefício são elegíveis à customização dos serviços. Em junho passado, a iniciativa foi estendida também aos cartões empresariais (leia mais no box).

Escolhas genuínas
“A customização de benefícios está 100% relacionada ao que o consumidor deseja. Para o lançamento, a Elo entendeu o mercado, conversou com os clientes e com seus 30 emissores, que também ouviram os seus públicos”, diz o diretor de marketing e comunicação da Elo, Luis Cassio de Oliveira, ao acrescentar que, a exemplo de outras iniciativas, a plataforma é a materialização da estratégia da companhia de ter  o cliente no centro.

“O Elo Flex transferiu o poder de decisão para o consumidor. Nada melhor do que o próprio cliente saber o que quer e o que faz mais sentido naquele momento”, diz Felipe Maffei.

“O Elo Flex transferiu o poder de decisão para o consumidor. Nada melhor do que o próprio cliente saber o que quer e o que faz mais sentido naquele momento”, diz Felipe Maffei.

Além disso, o Elo Flex espelha o posicionamento “Vai na sua. Vai com Elo”, que é pautado em escolhas genuínas. A marca entende que seus clientes não devem ser classificados de acordo com padrões pré estabelecidos pela indústria, mas sim ter a liberdade para fazerem as próprias opções quando e como preferirem. “O posicionamento da autenticidade e das melhores escolhas é extremamente importante para a marca, para os nossos produtos, serviços e para a empresa como um todo”, conta Oliveira.

A adesão à plataforma vem apresentando resultados excepcionais com o lançamento constante de produtos e serviços Elo Flex. Dentre os destaques estão os benefícios de uso cotidiano, que tiveram um crescimento de uso de 153% pelos portadores de cartão Elo neste ano, em comparação a 2020. Segundo os executivos, quanto mais os clientes conhecem e entendem o conceito do Elo Flex, maior é a adesão.

Maffei explica que serviços ligados ao dia a dia, como streaming, bônus no celular e educação on-line ganharam mais relevância ao longo dos meses de pandemia. Caso o benefício não seja usado, ele pode ser substituído em 90 dias; se a utilização ocorrer, o prazo é de um ano. “O que hoje faz sentido, daqui a um tempo pode mudar, por isso, é possível fazer a troca na plataforma. Trata-se de um conceito muito poderoso em que o cliente realmente é o dono da situação”, conta o diretor.

Personalização de serviços é pioneira no segmento de cartões empresariais

A Elo acaba de estender o Elo Flex – sua plataforma de customização de benefícios – aos seus cartões de crédito empresariais. Além de serviços relacionados à rotina dos negócios, como assistência técnica para reparos, instalação de objetos, manutenção no estabelecimento comercial, há também opções para a vida pessoal do empreendedor nas áreas de saúde, entretenimento e bem-estar físico e emocional, por exemplo. Com a novidade, a Elo mantém seu pioneirismo na customização de benefícios, já que a companhia é a primeira do mercado a oferecer a personalização de serviços para cartões de pessoas jurídicas.

Ao todo são 25 benefícios, que atualmente podem ser acessados por empresas com cartões emitidos pelo Bradesco e Caixa Econômica Federal, mas que, em breve, estarão liberados para outros emissores. “O lançamento do Elo Flex no ano passado foi um marco na indústria de cartões, reforçando o DNA inovador e centrado no cliente da Elo. Agora ampliamos a plataforma para clientes pessoa jurídica, agregando diferenciais importantes para o dia a dia dos empresários e de seus negócios”, afirma Felipe Maffei, diretor de produtos e inovação da Elo.

Cliente e contexto
Para a definição do que será oferecido na plataforma, a Elo valoriza os clientes e o contexto. “Em um passado não muito distante, o hábito era o de usar os benefícios de viagem, o que, por todo cenário, perdeu relevância.

Luis Cassio de Oliveira conta que a plataforma reflete a estratégia de ter o consumidor no centro do negócio e o posicionamento de autenticidade da marca.

Luis Cassio de Oliveira conta que a plataforma reflete a estratégia de ter o consumidor no centro do negócio e o posicionamento de autenticidade da marca.

Além disso, ficamos muito atentos às mudanças de comportamento do consumidor até para robustecer a plataforma”, comenta o diretor de produtos e inovação. A parceria com o Deezer, por exemplo, foi uma resposta ao aumento do interesse dos clientes por streamings. Esse benefício, anunciado em março passado, é o preferido dos portadores de cartões da Elo nos últimos meses, com 56% das escolhas na plataforma.

O desenvolvimento de produtos e serviços customizados é estratégia em crescimento na empresa. Para Luis Cassio de Oliveira, essa é uma tendência irreversível na Elo e no segmento. Maffei concorda. “Buscamos oferecer o máximo de possibilidades, incluindo a customização sempre que possível. Focamos na visão de indivíduo, de que cada um é diferente. Esse é o posicionamento-chave da Elo”, finaliza Felipe Maffei.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • As prioridades da Elo para 2022

    As prioridades da Elo para 2022

    CEO da empresa, Giancarlo Greco destaca investimentos em inovação, marketing e pessoas

  • Tecnologia local garante à Elo agilidade e flexibilidade de adaptação

    Tecnologia local garante à Elo agilidade e flexibilidade de adaptação

    Ferramentas antifraude pensadas para o mercado nacional e plataformas tecnológicas proprietárias trazem velocidade e diferencial competitivo à companhia