75% dos profissionais não conhecem MarTechs

Buscar

75% dos profissionais não conhecem MarTechs

Buscar
Publicidade

Marketing

75% dos profissionais não conhecem MarTechs

Uso de tecnologia em marketing é importante para 96% dos executivos


29 de novembro de 2016 - 11h30

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O DOT digital group, especializado em soluções digitais para Educação e Marketing, divulgou esta semana um estudo que mapeia a importância da tecnologia entre profissionais brasileiros. Para 96% dos profissionais de marketing no Brasil, o uso de tecnologia é essencial para conquistar consumidores, mas apenas 25% conhecem o conceito de “MarTech”: projetos de tecnologia associados à análise de grandes volumes de dados, para elaboração de campanhas de marketing customizadas e adaptadas em tempo real. 

O levantamento foi feito com 170 profissionais de marketing em empresas de pequeno, médio e grande portes, entre os meses de agosto e setembro. Para 41% dos profissionais, as ferramentas de marketing utilizadas hoje por suas empresas são insuficientes para atingir os resultados esperados.

Entre as principais barreiras para adoção destes projetos é a falta de verba, de acordo com 36% dos entrevistados, seguida do desconhecimento sobre os benefícios de MarTechs. Ainda, quase 10% dos entrevistados acreditam que a falta de habilidade, a resistência interna à mudança e desinformação são empecilhos para o desenvolvimento na área.

Ainda, 37%  dos entrevistados admitem que costumam buscar por novas ferramentas quando não atingem os resultados esperados. Somente 5% aportam mais de 50% das verbas para soluções tecnológicas, enquanto a grande maioria destina até 5% do orçamento. Já as prioridades para os próximos três anos são a análise e monitoramento competitivo, big data e fidelização.

Entre as ferramentas e serviços mais utilizados pelos entrevistados para ações de marketing estão redes sociais (31%), automação de e-mail marketing (29%), marketing de conteúdo (14%), análise de métricas digitais (13%), geolocalização (7%), uso de algoritmo de aprendizado de máquina (3%) e microtargeting (2%).

“Esse estudo confirma nossa percepção de que, apesar de o uso de MarTech ser ainda tímido no Brasil, os profissionais do setor começam a acordar para o fato de que o uso de tecnologias avançadas para análise de informações e comportamentos dos clientes representa um caminho sem volta para garantir os resultados das ações de marketing. Trata-se de uma tendência bastante difundida em países como Estados Unidos e que aos poucos começa a chamar a atenção das empresas no mercado brasileiro”, disse em comunicado Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group. 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas