Assinar

A busca pela identidade do Furacão

Buscar
Publicidade

Marketing

A busca pela identidade do Furacão

Com nova marca, criada pela Oz estratégia+design, Athletico Paranaense pretende se destacar no mercado do futebol


21 de dezembro de 2018 - 15h58

Novo uniforme do CAP (crédito: reprodução)

Com um universo de clubes de futebol com o nome de Atlético, era comum ouvir comentaristas esportivos chamarem o Clube Atlético Paranaense (CAP) ser chamado de Atlético do Paraná — para grande irritação da torcida do Furacão, como é conhecido pelos fãs. Com o objetivo de se diferenciar dos xarás, modernizar sua imagem e projetá-la internacionalmente, o clube desenvolveu, em parceria com a Oz estratégia+design, nova marca, tipografia e uniformes.

Iniciado em fevereiro de 2018, o trabalho de branding, posicionamento e design foi apresentado no dia 11 deste mês, véspera da decisão da Copa Sul-Americana. A conquista do título, o primeiro internacional da história do Furacão, deu força ao projeto, que agora entrará em campo na temporada 2019, quando a equipe adota a nomenclatura Club Athletico Paranaense (nome original da fundação, em 1924). O projeto do CAP incluiu, ainda, mascotes criados pela Spirit, a Família Furacão.

Escudo modernizado que será usado em 2019 (crédito: reprodução)

“O ambicioso projeto de se destacar não só no cenário nacional como no internacional – que começou muito bem com a conquista da Copa Sul-americana – pedia claramente uma nova identidade visual: sintética, contemporânea e com muita personalidade, uma vez que tem linguagem diferenciada dos escudos tradicionais. Essa limpeza visual permite que a marca seja facilmente desenhada por qualquer torcedor e também facilita muito sua reprodução nos diferentes produtos do clube”, explica Giovanni Vannucchi, sócio da Oz.

O projeto da nova marca, submarcas, tipografia própria (com Fabio Haag) e uniformes (em parceria com a Umbro) incluiu pesquisa com mais de 1.300 sócios, entrevistas com personalidades do clube e formadores de opinião, além da análise de estudos sobre futebol e gestão. Com isso, a Oz chegou aos quatro pilares que foram o Furacão: entusiasmo, rebeldia, inovação e ambição.

“Toda a identidade foi construída a partir desse posicionamento. O CAP sempre foi reconhecido, até por seus adversários, como um dos clubes mais inovadores do panorama futebolístico e por esse motivo o clube nos pediu que a nova identidade rompesse com a atual, reforçando essa imagem ousada e completamente alinhada com a visão de futuro para o Athletico”, conta Vannucchi.

Nas redes sociais, torcedores apontaram semelhanças com marca da Honda e de evento de corrida da Nike (crédito: reprodução)

Nas redes sociais, torcedores fizeram comentários apontando semelhanças do novo escudo do CAP com a marca da Honda Motos e com um símbolo utilizado pela Nike para promover corridas de rua. “São marcas minimalistas, tendência de hoje, existe um risco de ter uma coisa parecida com isso. Estou tranquilo, sei todo o processo que desenvolvemos aqui. São marcas parecidas, já vi muito isso, não é a primeira vez”, justificou o sócio da Oz em entrevista para o UOL Esporte.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023

  • Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Marca de luxo masculina com influências japonesas realizou investimento inicial de R$ 4 milhões, e planeja crescimento de R$ 2 milhões no primeiro ano