Al Ries, “pai” do posicionamento de marketing, morre aos 95 anos

Buscar

Al Ries, “pai” do posicionamento de marketing, morre aos 95 anos

Buscar
Publicidade

Marketing

Al Ries, “pai” do posicionamento de marketing, morre aos 95 anos

Conceito de marketing criado pelo profissional mudou a indústria publicitária e ressoa até hoje nas lideranças das empresas


13 de outubro de 2022 - 17h56

Ai Ries morreu no último dia 7, aos 95 anos de idade (Crédito: Reprodução/ www.ries.com)

Do Ad Age

Al Ries, conhecido como o pai do posicionamento de marketing das empresas, morreu no último dia 7, aos 95 anos.

Junto com seu até então parceiro Jack Trout, Ries entrou na cena publicitária no início da década de 1970 com o conceito radical de posicionamento, que sustentava que, em vez de se concentrar nos benefícios da marca, os profissionais de marketing deveriam fixar um lugar para a marca na mente do consumidor.

“O sucesso depende de encontrar um buraco aberto na mente e se tornar o primeiro a preencher o buraco com uma marca”, escreveu, como a consultoria Trout & Ries, em uma série de artigos publicados na Ad Age sobre o assunto.

Essa ideia originou o livro “Posicionamento: Uma Batalha por Sua Mente”, o primeiro de muitos co-escritos de Ries, incluindo “As 22 Consagradas Leis do Marketing” e “A Queda da Publicidade e a Ascensão das Relações Públicas”, escrito junto de sua filha e parceira de negócios, Laura Ries.

Mas foi o conceito de posicionamento — que o Ad Age classificou como o número 56 em sua lista das 75 ideias de marketing mais importantes na história — que estava mais intimamente associada a Ries. Em uma enquete de 2009, “Posicionamento: Uma Batalha por Sua Mente” foi classificado como o livro nº 1 de todos os tempos no marketing, superando até mesmo “Ogilvy on Advertising”, que chegou em 2º lugar. (“As 22 Consagradas Leis do Marketing” ficou em terceiro lugar.)

“Al Ries foi uma figura importante no setor de marketing e sua influência será sentida por muitos anos”, disse Bob Liodice, CEO da Associação de Anunciantes Nacionais, dos Estados Unidos. “Seu trabalho inovador com Jack Trout sobre a ideia de posicionamento da marca impactou inúmeros CEOs ao longo dos anos que passaram a construir planos de marketing inteiros em torno do conceito.”

Entre os clientes atendidos por Ries, que foi introduzido no American Marketing Association’s Hall of Fame em 2016, estão Apple, Walt Disney Co., Frito-Lay, Ford Motor Co., Microsoft, Papa Johns, Samsung, Siemens e Unilever.

O “Moisés” do mundo do marketing

Em 1994, Kevin O’Neill, então vice-presidente executivo e diretor de criação da Lintas, de Nova York, disse sobre a Trout & Ries: “Eles se posicionam como os Moisés do mundo do marketing”.

Sereno como sempre, Ries respondeu: “Muitas vezes, uma agência se recusa a aceitar uma estratégia porque não foi ‘inventada aqui’.”

Ries, na verdade, veio de um passado de agência. O nativo de Indianápolis começou sua carreira na General Electric, mas mudou-se para Nova York para se juntar à Needham Louis & Broby e, mais tarde, à Marsteller Inc. Em 1963, ele fundou a Ries Cappiello Colwell, uma agência de publicidade que mais tarde evoluiu para a consultoria Trout & Ries.

Entre as estratégias creditadas à Trout & Ries estão a proposta de que  a Southwest mudasse seu nome para soar menos regional (a marca não o fez); a sugestão de que a Conductor Software mudasse seu nome para Contact Software (ele fez, e as vendas saltaram de US $ 1 milhão para US $ 20 milhões); a recomendação de que Carvel adicionasse Ice Cream Bakery ao seu nome (ele fez). “Eles sabem como chegar à essência de uma marca, e nunca hesitam em expressar seu ponto de vista”, disse Syl Sosnowski, que foi vice-presidente de marketing da Carvel, em uam reportagem do Ad Age em 1994.

“Eles tornam isso simples para os clientes”, disse Dick Costello, então presidente da TBWA Nova York no mesmo texto. “O gênio deles é livrar-se das coisas irrelevantes e reduzi-las à essência.”

A dupla também foi creditada por criar o posicionamento “grelhado, não frito” do Burger King em 1982.

Calorosamente controverso

Suas ideias nem sempre foram populares. “Eles eram muito controversos nos anos 70”, disse Laura Ries. “As pessoas achavam que ele e Jack eram loucos para falar” em alguns tópicos — por exemplo, a dupla tropeçou contra o conceito de extensões de linha, como Bud Light.

Às vezes, a solução para um problema de marketing encontrado pela consultoria estava bem na frente do nariz de um cliente. Em uma reportagem do Ad Age de 1984 Trout & Ries contaram que, perguntando à KPMG “por que tantas bandeiras e globos apareceram nos materiais de comunicação”, eles foram informados de que “a KPMG era a líder mundial em termos de faturamento — uma posição que a empresa nunca promoveu”. Isso levou a uma campanha de posicionamento global de US$ 10 milhões.

Tarefas de consultoria, como a da KPMG, se acumularam na porta da Trout & Ries à medida em que passavam de cliente para cliente. “Somos como um par de pistoleiros que fazem a limpa e cavalgam para a próxima cidade”, definiu Trout, que morreu em 2017.

Ries se separou de Trout pouco tempo depois de montar uma empresa com sua filha Laura sob a marca Ries & Ries, que eventualmente se expandiu para a China e foi renomeada como simplesmente Ries. A consultoria continuará operando com Laura Ries como presidente e Simon Zheng, na China, como CEO.

“Ele era tudo para mim. Meu pai, meu mentor, meu parceiro”, disse Laura Ries. “Ele amava sua família e seu trabalho e comigo esses dois colidiram. A educação que ele me deu foi inestimável. Ele trabalhou para marcas internacionais e se tornou um conhecido em todo o mundo”, acrescentou Laura. “Isso em si é uma realização.”

Além de Laura, Ries deixa sua esposa de 55 anos, Mary Lou Ries, seus outros filhos Charles Ries, Dorothy Ries Faison e Barbara Tien, juntamente com nove netos e quatro bisnetos.

Nos últimos anos, Al e Laura Ries realizaram muitos seminários e tour com o empresário de marketing italiano Frank Merenda, que declarou “Há muitos profissionais de marketing. Mas sempre haverá apenas um Al Ries”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fini licencia produtos temáticos de Harry Potter

    Fini licencia produtos temáticos de Harry Potter

    A parceria será uma das primeiras na categoria de balas gelatinosas com o universo bruxo no Brasil

  • Projeto oferece mentoria gratuita a empresas afetadas pelas enchentes do RS

    Projeto oferece mentoria gratuita a empresas afetadas pelas enchentes do RS

    Criado pelo Share, Reafirma prevê o trabalho de consultoria e desenvolvimento de estratégias em comunicação, marketing e vendas para que as empresas possam retomar suas atividades