Apple reestrutura cargos de gestão
Saída de Scott Forstall, diretor do sistema operacional IOS, e John Browett, diretor da área de varejo, é considerada a maior mudança nos cargos de direção da Apple desde a nomeação de Tim Cook
Saída de Scott Forstall, diretor do sistema operacional IOS, e John Browett, diretor da área de varejo, é considerada a maior mudança nos cargos de direção da Apple desde a nomeação de Tim Cook
Meio & Mensagem
30 de outubro de 2012 - 9h40
Scott Forstall e John Browett acabam de deixar a Apple. Há 15 anos na empresa, Forstall comandava a divisão que desenvolve softwares para iPhones e iPads, enquanto Browett dirigia a área de varejo da empresa há cinco meses. De acordo com informações da Dow Jones, a saída dos dois executivos é considerada a maior reestruturação da empresa desde a nomeação de Tim Cook como CEO da Apple, em substituição ao cofundador da empresa, Steve Jobs, morto há um ano.
A saída de Forstall pode estar ligada às falhas do novo aplicativo de mapas dos iPhones disponíveis no sistema iOS 6, lançados no último mês de setembro. Fontes próximas ao episódio afirmam que Forstall se recusou a assinar o pedido público de desculpas divulgado pela marca, o que pode ter desencadeado o seu desligamento da Apple. A previsão é que o diretor do sistema operacional IOS deixe a empresa no próximo ano. Parte das suas responsabilidades ficarão a cargo de Jony Ive, que vai liderar a área de design industrial da empresa, além do design da interface humana. Já a área de varejo responderá temporariamente ao próprio presidente da Apple, Tim Cook, até que a substituição de John Browett seja definida.
Mais mudanças
O diretor do iTunes, Eddy Cue, assumirá o comando do assistente inteligente Siri e do aplicativo Maps. Já o comando geral do desenvolvimento do IOS passa para as mãos de Craig Federighi, diretor de OS X. As mudanças envolvem ainda a criação do grupo Tecnologias. Liderada por Bob Mansfield, ex-coordenador de engenharia da Apple, a nova área vai reunir todas as equipes de wireless a fim de aprimorar a inovação, além de abrigar as iniciativas em semicondutores, consideradas pela Apple como uma das áreas mais promissoras da companhia nos próximos anos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros