Bacardi nomeia produtor musical como diretor criativo
Swizz Beatz não aparecerá nas propagandas, mas poderá influenciá-las
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Guilherme Fernandes
11 de julho de 2016 - 18h18
Por E.J. Schultz, do Advertising Age
A fabricante de bebidas alcoólicas Bacardi anunciou como “global chief creative for culture” (chefe global criativo para cultura) o rapper e produtor musical norte-americano Swizz Beatz. Por enquanto, o prestigiado músico não aparecerá nas propagandas da companhia.
O contrato de vários anos envolve todo o portfólio de marcas da Bacardi, incluindo o rum que leva o nome da companhia e as bebidas Grey Goose, Martini, Bombay Sapphire e Dewars. “O objetivo é desenvolver parcerias, ativações e ideias que incorporem os produtos da Bacardi no universo da música, arte e cinema”, afirmou a empresa. Swizz Beatz também representará as marcas da companhia em eventos culturais nos Estados Unidos e nos mercados emergentes, apesar de detalhes não terem sido divulgados.
Não há planos imediatos para colocar o produtor musical em propagandas, de acordo com a porta-voz da empresa. No entanto, o especialista em música pode influenciar o marketing da Bacardi. “Como chefe global criativo para cultura, estarei envolvido em todos os aspectos dos produtos – desde o marketing da marca e propaganda até inovação e canais de venda – áreas para as quais trarei uma perspectiva nova e fresca”, afirmou Beatz. A Bacardi trabalhará com ele para “idealizar parcerias com os ícones mais criativos do esporte, moda, tecnologia, arte e cinema pelo mundo nos próximos meses”, segundo a declaração da empresa.
Mike Dolan, CEO da Bacardi Limited, declarou que “os consumidores estão se identificando com marcas que se adequam ao seu estilo de vida de maneiras culturalmente relevantes, e o Swizz é o parceiro perfeito para identificar e idealizar essas novas conexões com os consumidores”. Os valores do contrato com Swizz não foram revelados.
As principais agências que trabalham com a Bacardi são a BBDO Worldwide, para criação, e a OMD Worldwide, para mídia. As agências do grupo Omnicom conquistaram as contas em abril de 2015.
Sob a BBDO, o rum Bacardi tem se afastado de campanhas que exploram suas origens e legado e investido numa abordagem mais contemporânea. A Bacardi “se aprofundará em incorporar nossas marcas de volta à cultura”, afirmou Maurico Vergara, diretor de marketing da Bacardi Limited para a América do Norte e líder global para a marca Bacardi, ao Ad Age no ano passado. “Temos uma das marcas mais icônicas da indústria, mas nos últimos anos não nos conectamos tão efetivamente quanto poderíamos com nosso público-alvo e com os novos millennials”.
Propagandas veiculadas na TV dos Estados Unidos ligam a marca a festas caseiras, mostrando jovens consumindo bebidas numa festa em uma casa móvel, que circula por ruas e rodovias na traseira de um caminhão:
https://www.youtube.com/watch?v=Ogs6uD4xlNY&list=PLhPN4xoAclyHzbJysTxlaMsTAlUcGUUex&index=1
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