Brand Footprint 2015: as campeãs do PDV
Ranking da Kantar Worldpanel apontou Coca-Cola, Ypê, Colgate, Tang e Omo como as marcas mais escolhidas pelo consumidor brasileiro
Ranking da Kantar Worldpanel apontou Coca-Cola, Ypê, Colgate, Tang e Omo como as marcas mais escolhidas pelo consumidor brasileiro
Fernando Murad
11 de maio de 2015 - 11h29
O ranking Brand Footprint 2015, realizado pela Kantar Worldpanel para determinar as marcas mais escolhidas pelos consumidores, consagrou uma tricampeã. A Coca-Cola aparece na primeira colocação pelo terceiro ano consecutivo. A marca registrou o maior índice Consumer Reach Points (CRP), métrica que considera o número de pessoas que compram uma marca e a frequência com que a adquirem.
O levantamento, que está em sua terceira edição, avalia a penetração das marcas e a frequência de compra. O lançamento oficial do estudo global acontece na quinta-feira, 14. “As variáveis são simples, mas importantes, pois refletem a força da marca quando há o contato com o consumidor”, aponta Marcos Calliari, diretor-geral da Kantar Worldpanel no Brasil.
As demais posições no Top 5 também não sofreram alteração. Os postos foram ocupados, pela ordem, por Ypê, Colgate, Tang e Omo. (Veja a lista com as 50 primeiras posições abaixo). Das 50 principais marcas, 33 aumentaram o CRP, enquanto 17 registraram queda. Já 38 melhoraram a penetração e apenas 13 delas tiveram aumento de frequência. O crescimento da cesta de consumo em 2014 foi de 3% em volume e de 13% em valor, o que representou desembolsos da ordem de R$ 167,4 bilhões em valores absolutos.
“Houve uma premiunização. O crescimento de 13% veio em detrimento de gastos fora de casa. As famílias gastaram mais nas compras. Não foi só a inflação de produtos”, analisa Calliari, destacando que o aumento do número de mulheres que entraram no mercado de trabalho também ajuda a explicar o crescimento no valor da cesta. Entre 2007 e 2014, o percentual de donas de casa que exercem atividade profissional fora do lar passou de 34% para 38%, o que significa mais dois milhões de mulheres.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1659, de 11 de maio de 2015, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.
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