Marketing
Brasileiro compra menos e gasta mais
Estudos mostram que as pessoas vêm reduzindo o volume de compras para poder continuar consumindo marcas
Estudos mostram que as pessoas vêm reduzindo o volume de compras para poder continuar consumindo marcas
Meio & Mensagem
9 de outubro de 2013 - 8h53
A Kantar Worldpanel e a Nielsen investigaram o cenário atual de consumo de bens não duráveis em 48 milhões de domicílios e descobriram que o brasileiro passou a diminuir o volume de itens comprados, substituir alguns produtos e trocar os locais de compra na tentativa de preservar o mesmo patamar de consumo conquistado nos últimos anos. De acordo com os dados apurados, 51% dos lares gastou mais do que ganhou em 2012.
Os resultados mostram diminuição no volume de compras, o que não acontecia desde 2003. Já o valor das cestas aumentou, confirmando a percepção de que o brasileiro vem comprando menos para poder continuar consumindo marcas. Este contexto é observado principalmente nas cestas de produtos de higiene, beleza e bebidas, segmentos com os índices mais elevados de reconhecimento de valor.
Creme de leite, extrato de tomate, molho de tomate, cereal tradicional, tempero, absorvente higiênico, leite em pó e maionese foram comprados pelo menos uma vez por 70% dos lares nos últimos 12 meses. Este ritmo de consumo fez com que essas nove categorias deixassem de ser consideradas como supérfluas, evolução verificada entre os anos de 2008 e 2013. A nova realidade provocou ainda uma diversificação nos canais de compra. Pelo menos três estabelecimentos eram visitamos por 61% das pessoas há 12 anos, índice que hoje atinge uma média de 84% nacionalmente.
Compartilhe
Veja também
Ivete Sangalo: “Peguei a vaidade e joguei na gaveta”
Cantora participou do Marketing Network Brasil e falou, além de muitos temas relacionados à sua vida midiática, sobre gestão de crise e o cancelamento da turnê A Festa
As novas metas ESG do Grupo Boticário até 2030
Em seu 12° relatório de ESG, empresa apresenta sete compromissos – mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável – com trinta metas atreladas