Marketing

Os cargos mais valorizados em vendas e marketing em 2025

Habilidades técnicas , visão analítica e capacidade de adaptação são características mais buscadas, indica Guia Salarial 2026 da Robert Half

i 5 de novembro de 2025 - 0h01

crédito: (Roman Shashko/Shutterstock)
Gerente geral é o cargo com melhor remuneração na área de vendas em marketing, segundo o Guia Salarial 2026 da Robert Half (crédito: Roman Shashko/Shutterstock)

Vendas externas, desenvolvimento de negócios, marketing de vendas e prospecção são as áreas funcionais com maior demanda de contratação para o mercado de vendas e marketing atualmente. Os dados são do Guia Salarial 2026, da Robert Half, publicado nesta quarta-feira, 5.

De acordo com o relatório, os profissionais da área estão sendo mais valorizados em função da busca das empresas por crescimento, competitividade e novas oportunidades de negócio. Os segmentos que mais estão contratando para a área são alimentos e bebidas, energia, startups em geral e varejo.

Os cargos efetivos (permanentes) em alta são os de analista de vendas internas (inside sales), coordenador de marketing, gerente de marketing, especialista em marketing digital e executivo de contas. Já as posições temporárias (profissionais contratados por projetos) em destaque são analista de marketing, analista de mídias sociais, assistentes de vendas, consultor de vendas e executivo de contas.

Habilidades e competências

Prospecção e negociação, análise de dados, inteligência artificial (IA) e gestão de projetos são as habilidades técnicas mais exigidas e difíceis de encontrar, de acordo com o relatório. Já análise de dados, negociação estratégica, IA e automação são competências que garantem salários acima da média. Por fim, entre as habilidades que os trabalhadores buscam desenvolver ou aprimorar estão IA, plataformas de CRM, automação e análise de dados.

O cargo mais bem remunerado em cadeiras executivas no Guia Salarial 2026 é o de gerente geral, na faixa de R$ 34.150 a R$ 80.950. Já o cargo mais bem remunerado nas demais posições é o de analista de inteligência de mercado, variando de R$ 6.600 a R$ 14.800.

Veja a seguir a tabela de remuneração para todos os cargos na área de vendas e marketing.

Média Nacional
CategoriaCargo25º50º75º
Liderança ExecutivaGerente Geral (P/M)34.15047.90059.950
 Gerente Geral (G)46.30064.70080.950
 Diretor(a) Comercial (P/M)21.90031.65039.550
 Diretor(a) Comercial (G)33.05045.00056.150
 Diretor(a) de Marketing (P/M)24.35028.90033.950
 Diretor(a) de Marketing (G)32.00041.30051.650
VendasGerente Nacional de Vendas (P/M)19.70024.00029.450
 Gerente Nacional de Vendas (G)21.10029.65036.800
 Gerente Regional de Vendas (P/M)11.75016.75021.100
 Gerente Regional de Vendas (G)14.15020.40025.250
 Executivo(a) de Contas (P/M)7.35010.60013.250
 Executivo(a) de Contas (G)10.80015.65019.300
 Gerente de e-commerce (P/M)11.75017.05021.100
 Gerente de e-commerce (G)16.60024.15029.850
 Inside Sales (P/M)4.6506.9508.700
 Inside Sales (G)5.8508.55010.500
 CRM/CX (P/M)4.3506.4507.900
 CRM/CX (G)6.3009.30011.600
MarketingHead of Growth (P/M)15.10021.90027.150
 Head of Growth (G)21.75031.70039.350
 Gerente de Marketing (P/M)15.50019.55024.200
 Gerente de Marketing (G)19.30027.95034.500
 Analista de Inteligência de Mercado (P/M)6.6009.75011.800
 Analista de Inteligência de Mercado (G)8.25012.15014.800
 Gerente de Trade Marketing (P/M)12.95015.90019.650
 Gerente de Trade Marketing (G)14.90021.80026.850
 Marketing – Gerente de Produto (P/M)11.50015.20018.900
 Marketing – Gerente de Produto (G)14.10019.55024.200
 Coordenador(a) de Categoria (P/M)7.85011.25014.100
 Coordenador(a) de Categoria (G)10.00014.70018.200
Marketing DigitalGerente de Produtos Digitais (P/M)13.25018.20022.450
 Gerente de Produtos Digitais (G)16.05022.60027.950
 Gerente de Marketing Digital (P/M)12.15017.45020.600
 Gerente de Marketing Digital (G)16.05023.45026.900
 Coordenador(a) de Marketing Digital (P/M)9.40012.20015.000
 Coordenador(a) de Marketing Digital (G)11.90016.20020.200
 Analista de Marketing Digital (P/M)5.4508.10010.000
 Analista de Marketing Digital (G)7.30010.60013.000
 Analista de CRO/Martech (P/M)5.9008.80010.700
 Analista de CRO/Martech (G)8.85012.85015.950
 Analista de Marketing – Marketplace (P/M)5.3507.9509.850
 Analista de Marketing – Marketplace (G)7.20010.60013.000

São Paulo 
CategoriaCargo25º50º75º
Liderança ExecutivaGerente Geral (P/M)38.00052.00065.000
 Gerente Geral (G)53.00072.00090.000
 Diretor(a) Comercial (P/M)22.20032.00040.000
 Diretor(a) Comercial (G)35.00045.00056.000
 Diretor(a) de Marketing (P/M)27.00031.00036.000
 Diretor(a) de Marketing (G)38.00045.00056.200
VendasGerente Nacional de Vendas (P/M)20.20025.00030.200
 Gerente Nacional de Vendas (G)22.00030.00037.000
 Gerente Regional de Vendas (P/M)12.00017.00021.000
 Gerente Regional de Vendas (G)14.00020.00024.500
 Executivo(a) de Contas (P/M)8.30012.00015.000
 Executivo(a) de Contas (G)11.70017.00020.800
 Gerente de e-commerce (P/M)12.70018.50022.700
 Gerente de e-commerce (G)18.50027.00033.000
 Inside Sales (P/M)5.3008.00010.000
 Inside Sales (G)6.2009.00011.000
 CRM/CX (P/M)4.7007.0008.500
 CRM/CX (G)6.1009.00011.200
MarketingHead of Growth (P/M)16.20023.50029.000
 Head of Growth (G)25.00036.50045.000
 Gerente de Marketing (P/M)18.20023.00028.200
 Gerente de Marketing (G)21.50031.00038.000
 Analista de Inteligência de Mercado (P/M)7.10010.50012.500
 Analista de Inteligência de Mercado (G)8.50012.50015.000
 Gerente de Trade Marketing (P/M)14.70018.00022.000
 Gerente de Trade Marketing (G)17.00025.00030.500
 Marketing – Gerente de Produto (P/M)12.70015.50019.000
 Marketing – Gerente de Produto (G)15.00020.00024.500
 Coordenador(a) de Categoria (P/M)8.70012.50015.500
 Coordenador(a) de Categoria (G)10.50015.50019.000
Marketing DigitalGerente de Produtos Digitais (P/M)15.20020.00024.500
 Gerente de Produtos Digitais (G)16.95023.30028.500
 Gerente de Marketing Digital (P/M)14.00020.00024.500
 Gerente de Marketing Digital (G)17.50025.70029.200
 Coordenador(a) de Marketing Digital (P/M)11.00013.00016.000
 Coordenador(a) de Marketing Digital (G)13.00016.70020.500
 Analista de Marketing Digital (P/M)6.0509.00011.000
 Analista de Marketing Digital (G)8.00011.50014.000
 Analista de CRO/Martech (P/M)7.00010.50012.500
 Analista de CRO/Martech (G)10.00014.60018.600
 Analista de Marketing – Marketplace (P/M)6.0509.00011.000
 Analista de Marketing – Marketplace (G)7.80011.50014.000

Metodologia

O Guia Salarial Robert Half 2026 apresenta faixas salariais para mais de 300 cargos em diversos setores da economia dividido em três percentis de remuneração. eles são definidos pela qualificação e experiência, além da demanda de mercado para o perfil:

25º percentil: Representa profissionais em início de carreira ou em desenvolvimento de habilidades relevantes.

50º percentil: Indica trabalhadores com a experiência e a maioria das habilidades necessárias para a função.

75º percentil: Corresponde a talentos com experiência superior à média, que possuem todas as habilidades exigidas pelo cargo, além de especializações e certificações.