Claudia Sender entra na lista da Fortune
Presidente da TAM Linhas Aéreas está entre os 40 executivos mais promissores abaixo dos 40 anos
Presidente da TAM Linhas Aéreas está entre os 40 executivos mais promissores abaixo dos 40 anos
Meio & Mensagem
23 de setembro de 2013 - 9h50
Claudia Sender, presidente da TAM, acaba de entrar para a lista da Fortune com os 40 executivos mais promissores abaixo dos 40 anos de idade. Liderado pela CEO do Yahoo, Marissa Mayer, o ranking inclui ainda nomes, como Mark Zuckerberg (Facebook), que ocupa o terceiro lugar, além de John Elkann (Fiat), Kevin Systrom (Instagram) e David Karp, do Tumblr, o mais jovem do levantamento, com 27 anos.
Aos 38 anos, Claudia – que aparece na 30ª posição no ranking da Fortune -, é reconhecida pelos resultados que alcançou na unidade de negócios domésticos da TAM. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a participação da marca no mercado doméstico aumentou de 68,48% no primeiro semestre de 2012 para 77,51% no mesmo período deste ano. Quando Claudia foi eleita presidente da TAM, em maio de 2013, passou a viver o desafio de pilotar os negócios de uma companhia tradicional, fundada em 1976 por uma das referências da aviação brasileira, o comandante Rolim. Mas que hoje luta para enfrentar as turbulências da crise aérea.
Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com MBA pela Harvard Business School, Claudia integra ainda um grupo de lideranças femininas que acaba de ser homenageada também pelo Women to Watch, evento realizado pelo Meio & Mensagem em parceria com a publicação americana Advertising Age. Antes de embarcar na TAM, em 2011, como vice-presidente comercial e de marketing, Claudia atuou ainda no marketing da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul, por sete anos. Antes disso, já havia trabalhado indiretamente para a TAM, na área de projetos da consultoria Bain & Company.
Compartilhe
Veja também
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
Campanha expõe o impacto do trabalho invisível das mulheres
Criada pela agência Calia, a ação conscientiza sobre como o acúmulo de tarefas domésticas impacta a vida profissional e pessoal das mulheres