Assinar

Consumidor está mais otimista

Buscar
Publicidade
Marketing

Consumidor está mais otimista

Segundo estudo do Provar/FIA intenção de compra do paulistano aumentou 0,8% para o primeiro trimestre de 2013


9 de janeiro de 2013 - 12h52

O número parece pequeno, mas o varejo certamente comemora o fato de que segundo pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Felisoni Consultores Associados, 56,8% dos paulistanos pretendem adquirir um bem durável nos primeiros três meses de 2013, o que representa crescimento de 0,8% em relação ao último trimestre do ano passado.

Apesar de o consumidor continuar cauteloso, a expectativa de crescimento, ainda que pequena, para um período morno no mercado, não é de todo mal e é estimulada pelas liquidações pós-Natal. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, o percentual ficou 3,8 pontos menor – à época, a intenção de consumo era de 60,6%.

Feita com 500 consumidores da cidade de São Paulo, a pesquisa avalia intenção de compra e gasto em categorias diversas como Eletroeletrônico, Informática, Cine e Foto, Móveis, Telefonia e Celulares, Material de Construção, Linha branca, Vestuário e Calçados, Automóveis e Motos, Eletroportáteis e Viagens e Turismo, além de analisar também a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.

A categoria que tem maior intenção de compra é a de Vestuário e Calçados (18,8%), seguida por Informática (11%) e Viagem e Turismo (10,6%). Somente a categoria Brinquedos registrou alta na intenção de compra em relação ao primeiro trimestre de 2012, com índice de 3,1%.

Já o varejo online, em avaliação feita em parceria com a e-Bit, registrou queda de 1,9 ponto percentual, com índice de 83,9%. Os consumidores pretendem aplicar somente 11,4% de sua renda familiar mensal em novas aquisições. Alimentação (22,1%), Educação (20%) e Crediário (14,8%) são os itens que mais comprometem a renda familiar. Apesar dos gastos, 38,6% dos respondentes pretendem conseguir poupar algum dinheiro no primeiro trimestre de 2013.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também