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Coty oferece 10 bi pela Avon

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Coty oferece 10 bi pela Avon

Proposta foi considerada ?oportunista? pela Avon, que registrou um recuou de 4% na receita líquida obtida no quarto trimestre de 2011


2 de abril de 2012 - 8h30

A oferta de US$ 10 bilhões que a Coty, dona de perfumes das marcas Calvin Klein, David e Victoria Beckham e Beyoncé, fez pela Avon foi considerada “oportunista” pela maior empresa de vendas diretas do mundo. Enquanto a francesa registra vendas da ordem de US$ 4,1 bilhões, a americana totaliza um valor de US$ 11 bilhões, mas os resultados vêm declinando. Somente no quarto trimestre do ano passado, o prejuízo líquido foi de US$ 400 mil, ante um lucro líquido de US$ 229,3 milhões na mesma comparação com o ano de 2010.

No último mês de fevereiro, a Avon anunciou um corte de despesas diretas e de funcionários para tentar reduzir custos e reverter os resultados negativos acumulados ao longo de 2011. A medida, divulgada pela diretora de operações da Avon, Kimberly Ross, foi bem recebida pelo mercado financeiro, influenciando até numa alta de 1,83% nas ações, cotadas, na época, a US$ 17,85 na Bolsa de Nova York. A inflação das commodities e dos salários, além de pressões cambiais estão entre os principais fatores que provocaram a elevação dos custos da empresa, que agora busca simplificar processos e eliminar duplicações. Ainda assim, as ações da companhia acumularam uma queda de 45% em 2011.

O encolhimento dos resultados determinou também a saída de Andrea Jung, em dezembro de 2011, do cargo de CEO da empresa. A executiva passou a atuar apenas como presidente do conselho de administração. Ambos os cargos foram exercidos por Jung durante dez anos. A escolha da pessoa que assumirá a posição de CEO da Avon permanece indefinida. A divisão do cargo foi aprovada pelos investidores depois da conferência financeira da empresa, realizada em outubro de 2011.

O acirramento da concorrência e problemas na implementação no Brasil da tecnologia ERP (Enterprise Resource Planing, na sigla em inglês), capaz de gerenciar as atividades da empresa, são dois dos fatores que interferiram na performance global da Avon. Ainda assim, o Brasil ultrapassou os resultados da sede em 2010 somando vendas da ordem de US$ 2,2 bilhões, 20,1% do total.

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