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Marketing

Domino’s lança serviço de pedidos para carros conectados

Programa utilizará dados do veículo para calcular loja mais próxima e tempo de entrega da encomenda


28 de março de 2019 - 6h00

 

Unidade da Domino’s nos Estados Unidos (crédito: jetcityimage-iStock)

 

*Por 

A Domino’s quer facilitar o jeito de pedir pizza enquanto se está dirigindo. A companhia anunciou nesta segunda-feira, 25, uma parceria com a plataforma de comércio automotivo Xevo Market a fim de desenvolver um aplicativo para painéis digitais de carros conectados. A ferramenta vai permitir que os consumidores encomendem pizzas para retirar na loja mais próxima ou receber em casa via delivery, com poucos toques na tela de seus carros.

Segundo Brian Woods, CMO da Xevo, a função será lançada inicialmente para milhões de veículos, começando no segundo trimestre de 2019. Atualmente, a companhia de tecnologia está em cerca de 25 milhões de carros.

O aplicativo é uma forma de saber onde os consumidores estão quando fazem os pedidos garantindo a pontualidade do delivery, afirma Christopher Thomas-Moore, vice-presidente global de e-commerce e digital marketing da Domino’s. “Nós temos uma longa história em encontrar formas de minimizar atritos e tornar o acesso à pizza muito mais fácil para nossos consumidores. Vemos isso como mais um ponto de entrada”.

Woods afirma que a tecnologia consegue monitorar a localização e traçar a direção para qual o carro está indo, permitindo que o sistema direcione os motoristas para a Domino’s mais próxima. Também é possível saber quão rápido o automóvel está viajando para estimar a chegada do usuário e a retirada do pedido.

A Domino’s terá acesso aos dados assim que a transação estiver completa e poderá unir os insights às informações já coletadas sobre o público da rede, como quais foram os últimos pedidos do usuários. Todos os motoristas que usam o sistema Xevo precisam, primeiro, dar permissão ao aplicativo para compartilhar sua localização com a Domino’s.

O movimento é a nova forma que a rede está experimentando para entregar pizzas com tecnologia, como parte de sua iniciativa “AnyWare”. Atualmente, os consumidores podem fazer pedidos por smart devices como o Google Home e Alexa, smart watches, SMS, Slack e Twitter. Essa não é a primeira vez que a Domino’s aposta em carros conectados. Em 2014, a companhia levou suas encomendas para o Ford Sync, sistema integrado de comunicação por viva-voz da montadora.

Para alguns consumidores, essa pode ser uma alternativa mais segura do que os pedidos por telefone. Mas para aqueles que preferem fazer suas encomendas por voz, o aplicativo também terá uma opção de solicitação por celular.

Por enquanto, os motoristas não conseguem fazer pedidos direto de seus carros, embora Thomas–Moore afirme que a rede de pizzas está trabalhando nisso. Em abril de 2018, a Domino’s lançou seus HotSpots que incluem aproximadamente 200 mil áreas de delivery não tradicionais, como parques e praias.

Os carros conectados oferecem aos anunciantes uma abundância de oportunidades por ofertarem dados de localização. Marcas como a Domino’s estão lentamente ocupando esses espaços para avaliar as possibilidades do novo mercado. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Co. em 2016, 55% das três mil pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que estariam abertas a trocar os dados por melhores serviços e experiências em seus carros. O mesmo estudo apontou que a monetização de dados relativos aos veículos pode chegar a US$ 450 bilhões em 2030.

* Tradução: Taís Farias

* Crédito da foto no topo: Reprodução 

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