Eletroeletrônicos em evidência nas gôndolas
Abras premia os líderes de vendas em 220 categorias na 13ª edição do Supermeeting
Abras premia os líderes de vendas em 220 categorias na 13ª edição do Supermeeting
Meio & Mensagem
2 de abril de 2012 - 12h46
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) realizou na quinta-feira, 1º, a 13ª edição do Supermeeting, evento que premia os líderes de vendas em 220 categorias de produtos. A premiação é resultado da pesquisa Líderes de Vendas, realizada pela Nielsen, que traz as cinco marcas mais vendidas no autosserviço brasileiro em sete áreas. Nas cestas alimentos, higiene e beleza, limpeza, bebidas e bazar foram 2.135 marcas ranqueadas entre as Top 5, e 834 disputaram o 1º e o 2º lugar.
A novidade desta edição foi a inclusão pela primeira vez dos produtos eletroeletrônicos. Nesta cesta, 66 marcas foram listadas como as cinco mais vendidas e apenas 34 disputaram o 1º e o 2º lugar. Nas 22 categorias de eletroeletrônicos, as Líderes de Venda foram Philco, Electrolux, Arno, Esmaltec, Sony, Black&Decker, Fischer, Samsung, Whirlpool, H-Buster e Intelbras.
O gerente da Nielsen, Fábio Gomes, destacou que o crescimento das classes A, B e C gerou um impacto no consumo. Os alimentos da cesta básica, como arroz, feijão e óleo, tiveram uma queda nas vendas em relação a 2010, enquanto o número de produtos high price cresce a cada ano e ganha importância nas gôndolas das lojas supermercadistas. Os celulares são um grande exemplo dessa mudança de hábito dos consumidores, já que 70% da distribuição acontece nos supermercados.
Sussumu Honda, presidente da Abras, aponta que os segmentos de eletroeletrônicos e bazar ganham cada vez mais importância no varejo, por causa do crescimento da internet. “Hoje, a cultura de compra desses produtos é diferente. As pessoas estão perdendo o costume de pesquisar em lojas, porque na internet o consumidor consegue fazer shopping em poucos minutos”.
A íntegra do estudo será divulgado pela revista SuperHiper, publicação oficial da Abras, na segunda quinzena de março.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros