Empresas criam a WTR, liga de esportes de montanha
A World Trails Race começa em março e terá patrocínios de Cerveza Patagonia, CamelBak e Omron
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Carolina Huertas
9 de fevereiro de 2022 - 16h33
A 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e a Speed Eventos Esportivos, anunciaram na terça-feira, 8, o lançamento da World Trail Races, uma liga de esportes de montanha. Resultado da fusão dos eventos CamelBak Mountain Race e World Trail Run, a liga terá a primeira parada em 19 de março, na etapa CamelBak Praias Selvagens, na praia de Grumari, Rio de Janeiro, e contará com com os patrocínios de Cerveza Patagonia, CamelBak e Omron.
A proposta da WTR é ser uma das principais ligas de esportes outdoor da América Latina, unindo corredores e ciclistas de montanha em calendário e ranking unificados, com 6 etapas já confirmadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Segundo Pedro Dau Mesquita, sócio da 213, a ideia surgiu após perceberem que existia uma oportunidade de criar um calendário mais constante e robusto, com alcance nacional, formando um ranking e, com isso, fomentar a participação de atletas profissionais e atrair os atletas amadores, além de aproximá-los das principais entidades esportivas nacionais e internacionais.
“O objetivo da união foi criar uma plataforma de esportes outdoor. Nós já tínhamos notoriedade em ambas as provas, pois elas já são circuitos tradicionais com um quórum significativo de pessoas, sempre aumentando. Pensamos em juntar tudo e fazer uma liga com todas as etapas unidas. Assim, a gente mantém uma comunicação, uma consistência e consegue gerar melhor engajamento, já que teremos um único Instagram, um site e um produto. Além do principal: estamos criando propriedade intelectual paras duas empresas. A marca WTR é nossa, o que acaba gerando valor para as empresas”, conta Pedro Dau Mesquita, sócio da 213.
Momento de crescimento
O executivo comenta que a movimentação é resultado de oito anos de história de três modalidades: Mountain Race (trail run), Bike Race (mountain bike) e Kids Race (percurso curto de corrida para crianças de 1 a 14 anos). Ele revela que, juntas, as empresas 213 Sports e Speed Eventos Esportivos, realizaram 15 provas de corridas de montanha neste período, com a participação de mais de 15 mil atletas e 50 mil espectadores.
A expectativa da WTR é receber mais de 8.500 atletas e cerca de 20 mil espectadores apenas em 2022. Segundo as empresas, pesquisas mostram um crescimento no número de praticantes de esportes ao ar livre durante a pandemia e um êxodo das cidades pela busca da saúde e bem-estar, o que tende a gerar uma maior busca por equipamentos e novas experiências. O levantamento da Global Industry Analysts revelou que o mercado de tênis trail movimentou US$ 6,4 bilhões em 2020, com expectativa de chegar a US$ bilhões em 2027, e marcou um aumento de vendas de bicicletas de 116% em comparação com o ano anterior.
Já o estudo “Google Sports Study: os brasileiros e o esporte”, mostrou que, no período de março a outubro de 2020, as buscas por ciclismo no site subiram 44%, enquanto a plataforma Google Shopping registrou aumento de vendas de 439% relacionadas ao ciclismo e 190% à corrida. O levantamento conclui que os esportes possibilitam o retorno às ruas de forma segura, registrando 39% de aumento de praticantes de práticas esportivas durante a pandemia.
Para além da competição
Além da área esportiva, os organizadores acreditam que o projeto terá impacto direto e indireto em setores como o turismo, cultura, entretenimento, meio ambiente, sustentabilidade, saúde e bem-estar, movimentando a economia local das regiões que receberem as provas da liga. Entre as unidades de conservação ambiental mais visitadas do Brasil, três delas receberão provas da WTR em 2022: Parque Natural Municipal do Grumari, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo.
“Desde a criação, a WTR tem como objetivo chegar à cidades com alto potencial turístico, que possam ser exploradas através de suas montanhas, unindo cenários deslumbrantes a percursos desafiadores tecnicamente”, explica Rodrigo Isaac, sócio diretor da Speed Eventos Esportivos.
Para além da competição, as provas possuem espaços para experiências como food hall, lojas de parceiros, massagem e recovery para os atletas, ativações de patrocinadores, shows e confraternização pós-prova e ações socioambientais.
*Crédito da imagem do topo: Shuttertstock
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