Marketing

Gamescom Latam 2026 terá novo conceito e app interativo

A edição de 2026 do evento também terá um espaço para campeonatos amadores e palcos B2B

i 29 de outubro de 2025 - 6h01

Atualizada às 10h54*

Gamescom Latam

Gamescom Latam 2026 terá cenografia dividida em quatro temáticas, sendo que uma delas é a Shadow Zone (Crédito: Divulgação)

A Gamescom Latam 2026, que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo, terá um novo conceito criativo “Os 4 Mundos da Gamescom Latam”, que busca refletir a diversidade dos jogos e jogadores, e um app interativo.

O conceito dos quatro mundos — Hero Zone, representando Fantasia, Mitologiae Aventura; Open Zone, fazendo alusão a Sandbox, Mundo Aberto e Simulação; Shadow Zone, se referindo ao Terror, Mistério e Suspense; e Neo Zone, representando Sci-fi, Distopia e Cyberpunk — será levado para áreas de gameplay do evento. Lá os visitantes poderão explorar quatro zonas temáticas distintas, cada uma com uma cenografia diferente e títulos alinhados ao tema.

Gustavo Steinberg, CEO da Gamescom Latam, revela que o objetivo do evento com o conceito criativo é criar uma experiência mais imersiva, mas acima de tudo dar clareza ao visitante. “Com mais de 120 lançamentos na gamescom latam 2025 e mais de 400 títulos totais, precisávamos de uma forma de organizar isso”, complementa.

Gamescom Latam side quest

Em 2026, o evento também terá o seu próprio WebApp, o Gamescom Latam Side Quest, que se propõe a transformar a experiência dos visitantes pelas quatro áreas do evento em uma missão secundária, chamada comumente de side quest no mundo dos games.

Ao acessar o app interativo, o visitante receberá detalhes da missão. Após explorar o pavilhão e interagir com as estruturas híbridas como totens temáticos e pontos equipados com QR Codes e tecnologia NFC (Near Field Communication), ele receberá novas conquistas, conteúdos em realidade aumentada e dicas para avançar na jornada.

Ao finalizar os desafios, o visitante receberá uma conquista final e poderá retirar brindes físicos colecionáveis exclusivos em um ponto oficial dentro do evento. “ssa é uma novidade tecnológica, imersiva, e está alinhada com os objetivos da Gamescom Latam em trazer novas experiências aos visitantes”, comenta o CEO.

A edição de 2026 da Gamescom Latam também terá um espaço para campeonatos amadores, o Versus Arena, e palcos B2B, com uma programação voltada para o público empresarial. O dia 29 de abril também será destinado para visitantes B2B, criadores de conteúdo e imprensa.

Steinberg explica que o conteúdo B2B sempre fez parte do evento, mas ocorria nos palcos principais. “A grande mudança é que o evento atingiu um nível de maturidade que agora nos permite ter palcos separados”, comenta, reforçando que algum conteúdo B2B ainda continuará nos palcos principais na quinta e sexta. O executivo enfatiza ainda que isso era uma demanda antiga dos profissionais da área de negócios.

Além disso, o evento contará com uma nova categoria de ingresso, o Start Pro Ticket, voltada para profissionais que estão no começo de carreira na indústria de games ou aqueles que querem expandir seus conhecimentos. Com ele, será possível assistir às palestras B2B em 30 de abril e 1º de maio sem a necessidade de adquirir uma credencial business. A organização revelará mais detalhes sobre o ingresso em breve.

Inscrições para palestrantes

A Gamescom Latam 2026 também anuncia que abrirá inscrições para palestras, painéis, sessões e keynotes a partir desta quinta-feira, 30. As inscrições se encerram em 30 de dezembro de 2025 e o prazo para envio dos materiais dos palestrantes é 28 de fevereiro de 2026.

Os inscritos terão uma credencial com acesso total, incluindo à área business, uma credencial B2B extra para um membro da equipe ou parceiro de negócios, 30% de desconto em ingressos B2C, além de acesso à exposição na programação oficial do evento. Para profissionais da indústria, o evento ainda oferece uma plataforma de negócios dinâmica, que reúne centenas de empresas de todo o mundo para networking e reuniões.

Como de costume, o evento também promoverá competições de esportes eletrônicos aos visitantes, assim como o Gamescom Latam BIG Festival, competição de jogos independentes. A Gamescom Latam 2026 espera superar o público de 130 mil pessoas da edição de 2025, atingindo 150 a 160 mil visitantes, segundo Steinberg.

A edição de 2026 da Gamescom Latam já conta a renovação do patrocínio da Claro, e está com negociações em andamento para demais patrocinadores. Além disso, o evento mantém parceiros históricos, como a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames).