Giffoni Film Festival terá edição no Brasil
Evento italiano de cinema dedicado ao público jovem terá patrocínio da Redecard
Evento italiano de cinema dedicado ao público jovem terá patrocínio da Redecard
Isabella Lessa
14 de janeiro de 2013 - 3h21
Pela primeira vez em sua história a tradicional mostra de cinema para jovens Giffoni Film Festival, realizado na cidade italiana homônima, terá uma edição brasileira. Com o patrocínio da Redecard e um investimento superior a R$ 1 milhão, o evento acontecerá entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Contigo, Disney, Cineclick e Globo são parceiros de mídia do evento, trazido por iniciativa de Marco Scabia, sócio-diretor da Mix Brand Experience.
Criado na cidade de Giffoni Valle Piana, no sul da Itália, o festival atrai anualmente cerca de 2000 jovens. Além de avaliar e eleger os melhores filmes, os jovens entre 12 e 17 anos podem participar de oficinas sobre storyboard, sonoplastia e direção de arte, além de dialogar com grandes atores. Estrelas como Nicolas Cage, Edward Norton, Hillary Swank, Jessica Alba e Juliette Lewis já passaram pelo Giffoni.
O cineasta francês François Truffaut declarou que de todos os festivais, o Giffoni é o mais necessário. Em visita no ano retrasado, Scabia se convenceu disso. “Fiquei encantado com inúmeros aspectos. O ineditismo do jovem como protagonista. Ele escolhe os filmes e não um júri internacional”, conta.
Idealizador e diretor artístico do Giffoni, Claudio Gubitosi diz que o objetivo é trazer o espírito e o DNA do festival para São Paulo. “A vinda é uma abertura em direção a um país latino-americano que passa por um desenvolvimento econômico e cultural sem precedentes”, diz Gubitosi.
Segundo Scabia, existe a intenção de realizar outras edições do evento nos próximos anos. “Acreditamos que o festival será enorme, porque ele faz com que o jovem se apaixone, que ele veja o mundo de uma forma mais bonita, com mais criatividade, independente de se tornar um cineasta”, opina.
Na programação da mostra estão produções de diversas nacionalidades, dentre elas os títulos brasileiros Xingu e O Palhaço. Na lista de artistas confirmados para o festival estão os atores Bruno Mazzeo, Eva Wilma e Felipe Camargo.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento