Globo mostra marcas dos cariocas
Projeto em parceria com o Grupo Troiano traz as preferências dos cariocas em 41 categorias de negócios; Kibon foi eleita a Cara do Rio
Projeto em parceria com o Grupo Troiano traz as preferências dos cariocas em 41 categorias de negócios; Kibon foi eleita a Cara do Rio
Teresa Levin
31 de outubro de 2012 - 5h37
Pelo terceiro ano consecutivo, as marcas preferidas dos cariocas foram apontadas em uma pesquisa publicada na edição desta quarta-feira, 31, do jornal O Globo. O estudo, desenvolvido em parceria com o Grupo Troiano de Branding, levantou as preferências dos moradores do Rio em 41 categorias de negócios. A ideia é dar um retrato do que o consumidor carioca mais gosta.
A Kibon foi eleita a marca A Cara do Rio, além da preferida na categoria sorvetes. Ela já tinha levado o título da marca com a qual o carioca mais se identifica em 2010, mas no ano passado tinha perdido o posto para Havaianas, que desta vez ficou em segundo lugar, seguida por Coca-Cola, Matte Leão e Supermercado Pão de Açúcar.
Outro destaque do estudo foi a Natura, a preferida em três categorias: Respeito ao Meio Ambiente, Cosméticos e Higiene Pessoal. Quem também foi mencionada como na liderança em mais de uma categoria foi a Brastemp, escolhida como a marca que mais respeita o consumidor e a preferida na categoria Eletrodomésticos. Já o BarraShopping foi eleito pela terceira vez o preferido na categoria Shopping Center.
Além das marcas citadas, Skol, Dell, Spoleto, C&A, Unimed, Petrobras, Vivo, Adidas, Tok&Stok, CVC, Sadia, Nike, Volkswagen, itaú, Mercedes Benz, Tam, Grupo D’Or, Johnson & Johnson, Visa, Cultura Inglesa, Samsung, Drogaria Pacheco, Sundown, Coca-Cola, Sul América, OMO, Americanas, UFRJ, Carrefour e Sony ganharam em suas categorias.
O estudo levantou ainda que qualidade é a dimensão mais importante para a escolha de uma marca no Rio. Logo em seguida vem o respeito pelo cliente, preço (vale o que custa), identidade com o consumidor (combina comigo) e evolução (está sempre se renovando).
“Queremos conhecer e entender cada vez mais as preferências do nosso público e apresentar as marcas, que assim como o Globo, fazem parte do cotidiano do carioca e inspiram mais do que o simples ato de consumir, mas também um estilo de vida”, afirma Sergio Abdon, gerente de Projetos Especiais da Infoglobo. Os resultados da pesquisa foram divulgados através de um caderno especial encartado na edição de hoje do veículo carioca.
O estudo Marcas dos Cariocas foi realizado entre julho e agosto de 2012 e ouviu seis mil pessoas. Os resultados respeitam a distribuição da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base em dados fornecidos pelo IBGE.
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