Marketing
HSBC confirma saída do mercado brasileiro
O banco europeu chegou a ser uma das marcas financeiras mais valiosas do mundo; no Brasil está na 200º posição no ranking de anunciantes
O banco europeu chegou a ser uma das marcas financeiras mais valiosas do mundo; no Brasil está na 200º posição no ranking de anunciantes
Meio & Mensagem
9 de junho de 2015 - 11h17
O banco HSBC confirmou que vai vender sua filial de varejo no Brasil. Em comunicado enviado ao mercado na manhã desta terça-feira 9, a instituição também disse que vai encerrar suas operações de varejo na Turquia. A justificativa para deixar o Brasil é a concorrência no mercado brasileiro, para ser um dos três maiores bancos no mercado nacional, o HSBC precisaria multiplicar em seis vezes seus ativos, avaliados em US$ 4,4 bilhões. "Planejamos manter presença no Brasil para atender grandes clientes corporativos", diz o comunicado. O plano de reestruturação do banco prevê cortes de US$ 4,5 bilhões nos próximos dois anos.
Desde o início do ano, circula a informação de que o banco estaria à venda e que Santander, Itaú e Bradesco teriam feito propostas pela instituição. No mundo, o HSBC é o terceiro maior banco em ativos e, em 2012, foi a marca financeira mais valiosa do planeta segundo o ranking Brand Finance. Atualmente, está na 23º posição. O banco também figura entre os maiores anunciantes globais. No Brasil, ocupa a 200º posição na edição anual Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem, que detalha valores dos 300 maiores anunciantes do País. O banco investiu R$ 22 milhões, em 2014, queda de 16% em relação a 2013. É atendido na área corporativa pela Grey e no varejo pela J. Walter Thompson.
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