Itaú lança cartão de crédito da Hipercard
A nova bandeira Hiper terá o valor da anuidade convertido em bônus no celular
A nova bandeira Hiper terá o valor da anuidade convertido em bônus no celular
Meio & Mensagem
3 de outubro de 2013 - 9h18
O Itaú Unibanco acaba de anunciar o lançamento do cartão de crédito Hiper, bandeira nacional associada à Hipercard, que busca se posicionar como “um cartão do tamanho do Brasil”. “A Hiper nasce como uma bandeira democrática e com um benefício diferenciado que é a conversão do valor da anuidade em bônus celular”, diz Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing do Itaú Unibanco, em nota. O conceito da nova marca foi elaborado pela a agência Ana Couto Branding em conjunto com a equipe de marketing do banco.
O garoto-propaganda do Itaú Unibanco, Luciano Huck, endossa também a missão de divulgar a novidade. O apresentador aparece como um gigante andando por Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, entre outras cidades brasileiras. Criada pela DPZ, a campanha acaba de ir ao ar em rede nacional. O plano de mídia inclui ainda anúncios regionais em Salvador, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre, além de mídia online, mobiliário urbano, rádio e mídia em shoppings.
A nova bandeira de cartões do Itaú deve disputar espaço com Elo, do Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A investida é considerada uma forma de diminuir custos com royalties e taxas com bandeiras rivais, como Mastercard e Visa. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o faturamento do setor chegou a R$ 479,5 bilhões em 2012, variação de 16,6% na comparação com o ano anterior.
A decisão de lançar o Hiper também pode estar associada às novas regras impostas pelo Banco Central, que em maio passou a ser o regulador do mercado de cartões. O Banco Central pode acabar com os contratos de exclusividade envolvendo bandeiras e vouchers (vale-alimentação). Enquanto a Elo é aceita apenas em máquinas da credenciadora Cielo, as operações realizadas com plásticos da bandeira Hiper só podem ser efetuadas pela Redecard, do Itaú.
Estimada em 40 milhões, a base potencial de clientes da Hiper deve ser aceita em cerca de um milhão de estabelecimentos credenciados pela Redecard. O cartão poderá ser emitido em mais de quatro mil agências do Itaú Unibanco e terá anuidade mensal de R$ 10,00, valor convertido em R$ 12,00 também mensais em crédito no celular. A investida reforça o avanço do Itaú no mercado de cartões, a exemplo da compra a Credicard por R$ 2,7 bilhões, além do movimento feito para tirar a Redecard da bolsa no fim de 2012.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros