JK Iguatemi finalmente abre as portas
Após meses de impasse com poder público, shopping consegue alvará de funcionamento
Após meses de impasse com poder público, shopping consegue alvará de funcionamento
Roseani Rocha
21 de junho de 2012 - 5h52
Com a inauguração postergada desde março, o mais novo shopping de alto padrão de São Paulo, o JK Iguatemi, abrirá suas portas ao público nesta sexta-feira, 22, às 15 h. A inauguração havia sido embargada desde março pelo poder público, que alegou que a construtora W Torre e o Grupo Iguatemi, dono do shopping, não haviam feito as obras viárias necessárias para compensar o aumento do fluxo de veículos na região.
Na semana passada, no entanto, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) emitiu um comunicado dizendo que após simulações de trânsito em todos os empreendimentos do complexo (shopping, duas torres comerciais e o antigo prédio da Daslu), o JK Iguatemi poderia funcionar sem prejudicar o trânsito local, por conta de obras de compensação já realizadas, como uma quarta faixa na Marginal Pinheiros. Com isso, a Secretaria Municipal de Transportes emitiu o Termo de Recebimento e Aceitação Parcial (Trap) e com este, os responsáveis pelo empreendimento conseguiram na quarta-feira, 20, o Habite-se. A última etapa foi o Alvará de Funcionamento, liberado na quinta-feira, 21, e que finalmente permite que o shopping comece a funcionar nesta sexta.
O JK Iguatemi recebeu investimentos de R$ 322,3 milhões e terá 182 lojas, com mais de 3.000 funcionários. Ao contrário da maioria dos shoppings da cidade, que abrem às 10 h, o JK, localizado na esquina da Marginal Pinheiros e Av. Juscelino Kubitschek, deverá funcionar a partir das 10h30, por recomendação da CET. Todo o impasse para inauguração do empreendimento motivou até manifestação pública encabeçada pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop).
Além dos problemas, o shopping também tem sido assunto por trazer para o Brasil cerca de 30 marcas inéditas em território nacional, entre elas Goyard, Lacoste L!ve, Top Shop e Chanel Beauté (específica para maquiagem). Além disso, a rede Cinépolis instalou no local o primeiro cinema 4D da América do Sul. "Este é um shopping que tem possivelmente a melhor localização de São Paulo, a cidade mais rica do país. Além disso, o próprio Grupo Iguatemi é super bem conceituado, faz tudo maravilhosamente bem e para nós este cinema será nosso cartão de visita, uma apresentação para o mercado", declarou Eduardo Acuña, presidente da Cinépolis Brasil.
Com o atraso na inauguração, o shopping perdeu as vendas das duas segundas datas mais importantes do varejo após o Natal: Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros