Marketing

Jogadores brasileiros investem até R$ 250 por mês em games

Pesquisa do Serasa, em parceria com a Gamers Club, revela o comportamento de compra dos gamers do País

i 27 de agosto de 2025 - 6h10

brasileiros games

Estudo da Serasa, em parceria com a Gamers Club, revela que 43% dos brasileiros têm o costume de jogar eSports por meio do console, computadores ou notebooks (Crédito: Frame Stock Footage/Shutterstock)

A maioria dos jogadores brasileiros (77%) investem até R$ 250 mensais em games. Isso é o que indica a mais recente pesquisa da Serasa, em parceria com a Gamers Club.

Além disso, 59% compram jogos digitais para consoles ou computadores, sendo que 15% realizam essas aquisições todos os meses. O estudo ainda revela que 36% costumam adquirir pacotes de expansão, complementos de itens e funcionalidades adicionais e 24% assinam algum serviço de acesso a bibliotecas de jogos online.

brasileiros gamers

(Crédito: Divulgação)

O levantamento também mostra que a economia virtual tem ganhado destaque, uma vez que 87% dos gamers brasileiros utilizam moedas conquistadas dentro dos próprios jogos e 71% estariam dispostos a investir dinheiro real nelas.

Além do consumo, a pesquisa destaca que 43% dos brasileiros têm o costume de jogar eSports por meio do console, computadores ou notebooks e que 64% jogam de uma a três horas por dia.

A pesquisa ainda indica que os principais motivos que levam as pessoas a jogarem são: atraídos pela competitividade dos games (55%); desestressar (37%), se desafiar e competir (35%), interagir com amigos (21%).

Comunidade gamer

Para 47%, as páginas do Instagram são fontes essenciais para conexão entre os gamers, já 42% citam canais do Youtube e 21% a Twitch.

O estudo também indica que apesar de 52% dos gamers brasileiros sentirem que têm uma jornada de jogos solitária, a comunidade gamer também se engaja presencialmente, uma vez que 31% dos entrevistados revelam que já participaram de eventos relacionados a games e 80% afirmam frequentar esse tipo de evento pelo menos uma vez ao ano.

Para viver essas experiências ao vivo, 35% costumam investir até R$ 100, 17% desembolsam entre R$ 201 e R$ 300, e 13% de R$ 301 a R$ 400 em ingressos, viagens ou produtos exclusivos.

Metodologia

Para chegar nesses resultados, o Serasa realizou 1.111 entrevistas, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais, e a Gamers Club realizou 3.474 entrevistas, com margem de erro de 1,6 ponto percentual, entre 25 e 31 de julho de 2025.